Dia: 26/02/2018, das 18h às 21h30
CH: 04 horas
Taxa: R$ 40,00
Sind.: R$ 20,00 (2ª a 5ª inscrição)
Vagas: 30
O intuito desta Oficina de Mediação de Leitura com Origamisé mostrar as possibilidades de utilização da arte de dobrar papel como uma forma de sensibilização para a leitura de livros infantojuvenis. O origami é um recurso de fácil acesso, educativo, pedagógico e lúdico de incentivo à leitura.
IRENE MITSUE TANABE: Origamista e contadora de histórias, com formação em
Comunicação Social. Participante em exposições coletivas de origamis em São Paulo, Rio de Janeiro e também no exterior: na Romênia e Rússia. Foi docente da Universidade Aberta do Meio Ambiente com um curso sobre a aplicação desse recurso nas narrativas.
Realiza contações de histórias, apresentações e esquetes em empresas, livrarias, casas de cultura e feiras de livros como forma de promover o bem estar, a qualidade de vida e disseminar a arte do origami. Em 2012 e 2013 foi contemplada pelo ProLer – Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional, no RJ. E também já participou de festivais de narração em São Paulo, Recife/PE e Porto Alegre/RS, além de outros eventos de contações de histórias em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco.
SÍNTESE: O intuito desta Oficina de Mediação de Leitura com Origamisé mostrar as possibilidades de utilização da arte de dobrar papel como uma forma de sensibilização para a leitura de livros infantojuvenis. O origami é um recurso de fácil acesso, educativo, pedagógico e lúdico de incentivo à leitura. Quando um interessado no tema; seja um educador, bibliotecário ou narrador de histórias; decide trabalhar com literatura infantojuvenil e ferramentas auxiliares, ele deve construir um percurso de desenvolvimento e aprendizado com o material de trabalho. Assim, a oficina pretende oferecer as potencialidades e possibilidade de atuação e desdobramento do origami nesse percurso.
MATERIAL: Papéis próprios para origami, papéis e materiais com texturas diferentes, papéis reaproveitados (papéis de presente já utilizados, papel de jornal, de revistas, etc), papel sulfite, papéis diversos, tesoura, cola, lápis de cor, hidrocor e giz de cera.
PÚBLICO-ALVO: Todos os interessados no tema (pais, avós, tios, babás, familiares que compartilham a leitura com crianças e adolescentes), mediadores de leitura,
bibliotecários, auxiliares de sala de leitura, educadores, professores de educação infantil e fundamental, estudantes de pedagogia, voluntários de leitura compartilhada com crianças e adolescentes e profissionais de áreas correlatas.