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Novo ensino médio é promessa de mudança no sistema ensino/aprendizagem

Com estrutura firmada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece, em resumo, o conteúdo que deve ser transmitido, o novo ensino médio será pautado em dois eixos formativos

Por Edson Neves

A promessa é de uma revolução no sistema ensino/aprendizagem. Aprovado em 2017, por meio da lei 13.415/2017, o novo ensino médio no Brasil deverá trazer grandes mudanças já a partir de 2022, que envolvem além da parte pedagógica, com mudanças na carga horária e na matriz curricular, mas também na autonomia dos alunos.

Autonomia esta que, segundo o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador do Colégio Marista de Londrina, pode promover impactos positivos. 

“Muito se fala em um ensino médio enrijecido, ultrapassado, e com uma evasão escolar grande. (o novo ensino médio) Traz a flexibilidade do currículo e a possibilidade que o aluno seja ouvido, sendo protagonista do seu próprio futuro e construindo melhor seu projeto de vida”, apresentou.

Com estrutura firmada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece, em resumo, o conteúdo que deve ser transmitido, o novo ensino médio será pautado em dois eixos formativos: a formação geral básica, com português e matemática sendo os destaques, e o chamado itinerário formativo, com a integração das disciplinas dentro das quatro grandes áreas do conhecimento: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas, e onde o aluno poderá usufruir de sua autonomia e poder se aprofundar em alguma área.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.bonde.com.br/educacao/noticias/novo-ensino-medio-e-promessa-de-mudanca-no-sistema-ensino-aprendizagem

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