NOTÍCIAS

...

Inep libera consulta de locais de prova do Enem 2021

Exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro; número de inscrições é o menor desde 2005

Por Marina Venturoli

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) liberou nesta quarta-feira (03/11) a consulta ao Cartão de Confirmação de Inscrição que contém, dentre outras informações, o local de realização do exame de cada candidato. O cartão deve ser acessado pela Página do Participante com o login e senha do candidato no  site ou aplicativo do Inep

Ao longo do dia, alguns estudantes relataram instabilidade. Candidata de Belo Horizonte, Maria Eduarda Lelles, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, relata que não teve problemas para acessar seu local de prova na noite desta quarta-feira. 

“Estou me sentindo bastante ansiosa. É uma prova muito importante. Sinto que eu estou pressionada para decidir o meu futuro”, afirmou Maria Eduarda. 

As provas do Enem de 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Este ano, foram confirmadas 3.109.762 candidaturas, menor número de inscrições desde 2005. 

Impacto da pandemia

A pandemia de COVID-19 tem grande impacto no baixo número de inscrições. Devido a doença, muitos participantes não compareceram ao Enem 2020 e o regulamento do exame não permite que candidatos que se ausentaram sem justificativa da edição anterior tenham direito à isenção de pagamento da taxa de inscrição na próxima edição.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF), sob a justificativa que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 por receio de pegar COVID ou por apresentarem sintomas da doença, determinou a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade para esses participantes.
 
A aprovação da medida garantiu a inscrição de 280.145 estudantes. Esses candidatos poderão realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022.
 
Imagem: arquivo Sieeesp
 
COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500