NOTÍCIAS

...

Retorno às aulas pode alterar comportamento de alunos

Novas adaptações podem trazer ansiedade ou agressividade, pais devem acolher e buscar ajuda psicológica caso necessário

Por Amanda Rocha

Após um ano e oito meses de ensino híbrido, o Estado de São Paulo decretou a obrigatoriedade das aulas presenciais a partir desta quarta-feira (03). 

Os desafios serão muitos para as crianças e adolescentes e mudanças no comportamento podem acontecer. Neste momento, os pais devem ficar atentos ao recomeço dos estudos e novas adaptações. 

Em entrevista ao manhã CBN Araraquara, a psicóloga Naiara Mariotto frisou que as crianças e adolescentes saíram das escolas com um cenário e rotina antes da pandemia da covid-19 - e no retorno vão encontrar um ambiente totalmente diferente. 

"Esse retorno simboliza um recomeço, muita coisa está diferente, as crianças saíram das escolas com um cenário e uma rotina e vão retornar com algo totalmente diferente, a falta do contato físico e a nova mudança para os estudos é uma delas, pois muitos acabaram se adaptando com os estudos em casa", apontou. 

Com isso, a psicóloga aponta que mudanças comportamentais podem acontecer e os pais devem ficar atentos com a nova fase de ajustes e conhecimento para os filhos. 

"Principalmente para aquelas que estavam em socialização e alfabetização, vai ser comum percebermos birras, ansiedade e choros de repente. Agressividade, humor deprimido, crianças mais agitadas ou introspectivas, isso vão ser comportamentos comuns e os pais devem entender que faz parte de um novo processo, então devem mostrar segurança para elas", comentou. 

SEM MEDO

Para Mariotto, o acolhimento será fundamental nesse novo processo de voltas às aulas, principalmente caso surja medo na nova rotina. 

"Primeira coisa é entender de quem está vindo esse medo, as crianças são espelhos, refletimos tudo nelas, e elas são sensitivas, perceberem quando algo não vai bem. Então é importante diagnosticar de onde vem esse medo, se é dos próprios pais ou da criança", pontuou. 

E complementou: " É importante observar o filho na ida e na volta da escola, perceber se está ficando muito agitado ou com humor deprimido, o acolhimento é muito importante para conduzir a situação". 

Outra dica importante da psicóloga é tentar entender a criança através de desenhos para expressar seus sentimentos.
"Como a criança não sabe conseguir verbalizar o que está sentindo , o desenho faz isso. Então perguntar o que ela gostou da escola, o que incomodou, vai da criatividade dos pais, para entrar no mundo da criança", comentou. 

Lembrando que manter a calma é fundamental, porém caso a situação fuja do controle, a procura por profissionais é importante para passar por essa fase da criança ou do adolescente.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.acidadeon.com/araraquara/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1687232,retorno-as-aulas-pode-alterar-comportamento-de-alunos.aspx

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500