NOTÍCIAS

...

Campinas: aulas presenciais começaram na segunda

Escolas particulares iniciaram dia 24, seguidas das estaduais, dia 2 de março, e municipais, dia 7

Por Diogo Zacarias

As redes municipal, estadual e particular de ensino darão início, a partir da próxima semana, ao ano letivo de 2022, com aulas totalmente presenciais em Campinas. De acordo com os representantes das instituições, todas as providências sanitárias estão sendo tomadas para garantir a segurança de estudantes, professores e funcionários.

Nas escolas particulares, o retorno ocorrerá a partir da segunda-feira, dia 24. Nas unidades do Estado e do município, o retorno acontece nos dias 2 e 7 de fevereiro, respectivamente. As creches municipais também retomarão as atividades nesta segunda-feira.

De acordo com o Tony dos Santos, diretor regional do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), somente haverá mudança no cronograma de volta às aulas caso surja alguma medida legal determinando o adiamento. Até ontem, o Estado descartava um novo decreto alterando o calendário relativo ao setor da educação.

"Caso o governo imponha uma nova regra, vamos sentar com as escolas e dialogar. Mas, por enquanto, está tudo estruturado para o retorno. Fizemos uma série de reuniões e serão seguidas as recomendações, como manutenção do distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel, entre outros", explicou o diretor do Sieesp.

Segundo informou Santos, a região de Campinas, composta por 91 cidades, conta com cerca de cinco milhões de alunos distribuídos em 1,3 mil escolas. Todas, garantiu o dirigente, estão prontas para receber os alunos com segurança.

O padre Alexandre Luiz de Oliveira, diretor da Escola Salesiana São José e do Colégio Liceu Salesiano, explicou que as unidades, que retomam as aulas no dia 26 de janeiro vão seguir, assim como no ano passado, todos os protocolos de segurança. "A estrutura física acompanha a exigência dos protocolos sanitários, como aferição de temperatura, uso de máscara e também uso de álcool em gel. Fazemos isso desde o ano passado, quando as aulas presenciais retornaram", afirmou.

Oliveira explicou que, caso algum aluno ou profissional seja contaminado, a Secretaria de Saúde será acionada para que as medidas necessárias sejam tomadas.

A Secretaria de Educação de Campinas confirmou que as aulas vão começar no dia 7 de fevereiro, na rede municipal. São cerca de 200 escolas, com 54,7 mil matriculados. As 29 creches Bem Querer (conveniadas) e as 44 entidades colaboradoras, entretanto, retomam as atividades antes, a partir da próxima segunda-feira.

A Secretaria de Saúde havia informado que iria se reunir com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para discutir o esquema adotado para assegurar a volta às aulas, mas não há data prevista para que a reunião ocorra.

No Estado, a Secretaria de Educação confirmou que o ano letivo começará no dia 2 de fevereiro. O retorno presencial das aulas da rede estadual é obrigatório desde novembro de 2021. Segundo informou a Pasta, as aulas presenciais vão seguir todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes, além de identificação e afastamento dos eventuais contaminados e seus contactantes, conforme orientação da Comissão Médica da Educação. O Estado informou que Campinas conta 166 escolas, que registram 105 mil alunos.

Preparativos

Não são somente as escolas que estão preparando a estrutura para o retorno dos alunos. Os estudantes também demonstram preocupação e também têm suas próprias dinâmicas para manter a segurança em tempos de pandemia. Esse é o caso de Giovanna Cantuária Benedito, de 16 anos, matriculada no 3º ano do Ensino Médio de um colégio particular de Campinas.

Ela contou que a precaução nunca deixou de ser um ponto importante nas aulas presenciais. "Diferente de todos os períodos de volta às aulas que já tive na minha vida de estudante, o de 2022 exige um preparo a mais. Isso porque, além de me preparar para a jornada de estudos do ano, estou me preparando para a volta do convívio social", explicou. Giovanna contou que irá levar o próprio álcool em gel, mesmo sabendo que a escola vai oferecer. "Com certeza vou levar. Máscara e álcool em gel entram na lista de material escolar desse ano", finalizou.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://correio.rac.com.br/campinas-e-rmc/2022/01/1158958-aula-presencial-comeca-na-segunda.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500