NOTÍCIAS

...

É hoje “A valorização dos educadores como motor para a ampliação do acesso à educação de qualidade”

Promovido pelo Sieeesp e Educbank, webinar tem início às 19h30. Já são mais de 200 inscritos. Não perca: https://bit.ly/3H9FzKs 

Por Ygor Jegorov

“Esse webinar é muito importante, pois estamos vivendo nesse inicio de ano um pós dois anos de pandemia. Os professores tiveram um papel superimportante no acompanhamento e na forma como a educação segue. Eles precisam ser valorizados pela forma como conduziram todo o processo, mas principalmente a valorização é só em relação à remuneração, mas à formação, ao suporte emocional, psicológico, diz Lara Crivelaro, diretora acadêmica do Educbank e mediadora do webinar gratuito A valorização dos educadores como motor para a ampliação do acesso à educação de qualidade que será promovido no dia 17 de fevereiro, a partir das 19h30, pelo Sieeesp e Educbank. A abertura do evento conta com a presença de Danilo Costa, fundador da Educbank

Nele será abordado a importância da valorização dos docentes para a ampliação do acesso à educação de qualidade no Brasil, trazendo propostas de ação, sugestões e ideias para os gestores avaliarem e poderem adotar as melhores práticas. 

Segundo Lara, a profissão do professor precisa ser muito valorizada, por isso tem-se insistido nessa questão. “A cada ano que passa, a gente percebe o quanto a formação dele é importante para que possamos ter novas políticas de educação no País e, mais do que isso, aumentar a nossa posição em relação aos países melhores posicionados no PISA”.

A mediadora conta que será discutido como algumas escolas particulares se posicionam em relação à valorização desse profissional. “Será uma conversa que vai agregar muito para os gestores e para os próprios professores”, afirma Lara.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a educação é uma das principais prioridades de todo brasileiro. Entretanto, o Brasil é o país com a menor valorização dos docentes. De acordo com a Varkey Foundation, organização educacional responsável pelo “Nobel da Educação” (o Global Teacher Prize), nos países em que os alunos têm melhor desempenho escolar há maior prestígio dos professores.

Professor foi muito cobrado durante a pandemia

Segundo Regina Stefano, coordenadora do Departamento de Cursos do Sieeesp, existe uma cobrança muito grande em relação ao professor durante a pandemia. “Por isso os covidamos”. Participam da mesa de debate Guiomar Namo de Mello, vice-presidente da ANEBHI. A gerente de Recursos Humanos do colégio Pentágono, Melita Grams e Passi Loman, diretor da Seppo Brasil, sócio-fundador da Vikings of Brazil Educação & Gamificação e representante de empresas de edtech da Finlândia.

“Guiomar é uma das que levantam a bandeira da valorização e como fazer isso. Melita vem trazendo a expertise de seu colégio e como trabalhar isso nas escolas. Já Loman traz os resultados exitosos dentro da escola da Finlândia. Eles vão discutir a valorização, trazendo propostas e sugestões para os nossos gestores para que eles possam melhorar as práticas educacionais dentro da sala de aula”, diz.

Para Melita, nós vivemos momentos de muitas mudanças e incerteza. “A pandemia e seus reflexos no socioemocional dos alunos, dos professores e da comunidade educacional. A valorização, o reconhecimento das ações inovadoras e a criatividade para reinventar o processo pedagógico devem ser reconhecidos e enaltecidos.” Segundo ela, este encontro vem para trazer mais incentivos aos profissionais da educação. “Vamos neste evento trazer a mensagem de motivação.”

Finlândia: exemplo

Loman diz que a Finlândia tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo e os melhores resultados escolares, pois os professores são altamente valorizados. “É mais difícil estudar para ser professor do que estudar medicina ou direito. É mais competitivo para pedagogia e formação de professores. Não é por causa do salário, ele é bom, mas você pode ganhar muito mais com outras profissões”, diz.

NÃO PERCA!

A valorização dos educadores como motor para a ampliação

do acesso à educação de qualidade

Quando: 17 de fevereiro, a partir das 19h30

Onde: on-line

Inscrições pelo Sympla: https://bit.ly/3H9FzKs

Imagem: Divulgação

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500