NOTÍCIAS

...

Escolas privadas perderam quase 1 milhão de alunos desde o início da pandemia

Retração afetou principalmente a educação infantil, que registrou uma queda de 600 mil matrículas

As escolas privadas brasileiras perderam cerca de um milhão de alunos desde o início da pandemia de Covid-19. O número corresponde ao fechamento de quase 10% nas matrículas, de acordo com o jornal O Globo. Ainda segundo a reportagem, a queda foi maior junto ao segmento da educação infantil, que registrou uma queda de 600 mil matrículas, sendo 298 mil em creches e 308 mil na pré-escola, uma retração de 21% e 25%, respectivamente.

De acordo com especialistas ouvidos pelo periódico,” a educação infantil é uma etapa escolar que muito dificilmente pode ser adaptada para o ensino remoto, já que crianças muito pequenas têm pouca ou nenhuma autonomia para estudarem sem acompanhamento especializado”. 

O presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Bruno Eizerik , ressalta que muitas escolas privadas encerraram suas atividades em meio à crise resultante da pandemia e a demanda provocada pelo retorno das aulas presenciais não foi acompanhada pelo setor. “As que conseguiram manter as portas abertas estão recusando alunos por falta de vagas”, disse Eizerik.

A diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV-RJ e ex-secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin, observa que o problema também afetou a rede pública, que não estava preparada para receber os estudantes oriundos da rede privada. 

“Nesse ano, quando essas crianças chegaram no 1º ano do fundamental, essas famílias procuraram a rede pública, que, em alguns casos, foram pegas com um planejamento subdimensionado. Em São Paulo, por exemplo, faltou vaga porque ninguém tinha calculado essas crianças”, afirmou.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.brasil247.com/brasil/escolas-privadas-perderam-quase-1-milhao-de-alunos-desde-o-inicio-da-pandemia

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500