NOTÍCIAS

...

Liberação das máscaras: veja como fica a situação nas escolas do Rio

Decreto da Prefeitura do Rio pôs fim à obrigatoriedade do uso do acessório em qualquer lugar

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) informou no fim da tarde desta segunda-feira (7) que os alunos da rede pública de ensino da capital fluminense estão liberados da utilização das máscaras de proteção nas escolas da cidade.

Com isso, a secretaria segue o decreto da Prefeitura do Rio que desobrigou a utilização do acessório de proteção em todos os locais fechados do município. Com a autorização, a obrigatoriedade do uso da máscara também vale para locais como shoppings, restaurantes e cinemas, por exemplo.

A decisão da Prefeitura foi baseada nas orientações do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio também segue a orientação do Comitê, que incentiva o uso de máscaras por pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco e pessoas não vacinadas.

Segundo as autoridades do município, os profissionais da rede pública que optarem por usar a proteção e os alunos que necessitarem continuarão recebendo a máscara gratuitamente. Os demais itens do protocolo sanitário seguem mantidos.

Escolas da rede estadual

No início do mês, o Governo do Rio de Janeiro publicou um decreto que permite que cada um dos 92 municípios fluminenses decida sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes, inclusive os fechados.

Em contato com o g1, a Secretaria de Estado de Educação informou que as escolas da rede estadual de ensino deverão seguir os protocolos sanitários vigentes dos municípios nos quais estão localizadas.

Sendo assim, os alunos da rede estadual que estudam na capital também estão liberados da utilização das máscaras.

Escolas particulares

A autorização da prefeitura vale para todos os locais da cidade do Rio e as escolas particulares também estão inseridas nesse contexto.

Contudo, segundo Daniel Becker, médico pediatra sanitarista e membro do comitê científico da prefeitura, a decisão no ambiente escolar ficará a cargo de cada escola.

O especialista reforçou que segue sendo recomendado que as crianças que ainda não têm as duas doses da vacina ainda usem máscaras até atingir a cobertura completa.

Em nota, a Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrei) diz que "reitera a crença nos comitês científicos" e que crê que a "contínua queda dos índices de internações e contágio propiciou medidas de flexibilização dos protocolos, entre elas, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas".

"A Asbrei apoia a decisão do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 e é favorável a todas as medidas que permitem o acesso dos estudantes às aulas presenciais, sempre respeitando as regras dos protocolos sanitários das secretarias de saúde e educação”, diz a nota, enviada pela assessoria de imprensa.

Imagem: arquivo Sieeesp 

Link da matéria: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/03/07/liberacao-das-mascaras-veja-como-fica-a-situacao-nas-escolas-do-rio.ghtml

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500