NOTÍCIAS

...

Em palestra no Sieeesp, Rossieli responde as dúvidas das escolas

No evento, Benjamin é agraciado com medalha de mérito pela Secretaria da Educação

Por Ygor Jegorov e Juan Alejandro

“Eu sou a favor da retirada das máscaras especialmente dentro das escolas. Na praça, no estádio, no show pode ficar sem máscara e na escola não? ”, disse o secretário estadual da Educação Rossieli Soares, na palestra especial sobre a volta às aulas com segurança e o novo ensino médio, que aconteceu na última terça-feira (15) na sede do Sieeesp. Segundo Rossieli, essa medida poderá ser adotada na semana que vem, a depender dos indicadores da pandemia, ressaltando a existência de uma nova variante a “Deltacron”.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Sieeesp, Benjamin Ribeiro da Silva, do diretor tesoureiro José Antonio Figueiredo Antiório, da coordenadora do Departamento Pedagógico, Marlene Schneider e da coordenadora do Departamento de Cursos, Regina Stefano. “Queria agradecer a presença do secretário Rossieli Soares que foi um dos que mais lutaram para a volta às aulas presenciais”, agradeceu Benjamin.

O secretário se disse a favor da vacina, porém acredita que as crianças que não se vacinaram não devam ser impedidas de entrar na escola. “Eu sou a favor da vacinação, mas sou contra a obrigatoriedade da vacinação para se frequentar as aulas. A criança não é responsável; por isso, não é justo com elas que já passaram dois anos difíceis. Ele disse que a próxima etapa de vacinação poderá ser com as crianças de 3 a 5 anos.

Toda a luta realizada pelo Sindicato durante a pandemia, para manter as escolas abertas e, depois para o retorno seguro, com protocolos, e pela vacinação de todos profissionais de educação, acabou sendo reconhecida ao final do evento, tendo o presidente do Sieeesp, Benjamin Ribeiro da Silva, sido agraciado com a medalha Ordem do Mérito MMDC, do Núcleo MMDC “Caetano de Campos”, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, pelo secretário Rossieli Soares.

A medalha foi instituída pela Secretaria com o escopo de homenagear as personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, “que por seus méritos e relevantes serviços prestados à educação e à história, hajam por merecer especial distinção, bem como aqueles que tenham contribuído de algum modo, para o engrandecimento do processo educacional elevando o nome de São Paulo e do Brasil”.

Após dois anos de pandemia, muitas dúvidas surgiram sobre os protocolos de segurança para a volta às aulas presenciais e também sobre o Novo Ensino Médio. Veja algumas das questões levantadas pelos educadores presentes:

Novo currículo

Com o novo currículo, o Ensino Médio de São Paulo valoriza e potencializa aptidões dos estudantes para o futuro profissional ou acadêmico. Neste ano, todas as 3,7 mil escolas desta etapa da rede estadual ofertam novas possibilidades de conhecimento para 436 mil alunos matriculados na 2ª série em todo o Estado. Agora, além da formação comum, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este grupo terá mais aulas para se aprofundar nas áreas que estejam mais alinhadas ao projeto de vida individual.

Para Rossieli, é importante focar na disciplina em que o aluno tem maior habilidade. “O mundo não é feito de generalistas e sim de especialistas. Procuramos especialistas para tudo, até para consertar a máquina de lavar. Então porque queremos que os alunos sejam medianos em tudo? ”

O Ensino Médio de São Paulo começou a ser implementado em 2021 para todos os estudantes da 1ª série da rede de ensino estadual, com a Formação Geral Básica (FGB) alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e a possibilidade de escolha dos itinerários formativos, conforme projeto de vida. “Com o novo ensino médio implantado agora, o aluno em 2023 já vai fazer o Enem da nova forma, é preciso preparar este aluno”. E respondeu algumas questões da plateia.

Como e qual projeto a secretaria pensa que se tem como melhoria da formação do professor em si?

A formação dos professores é um desafio gigantesco e é preciso também essa reforma no ensino médio. O mundo muda muito rápido e é difícil que o ensino acompanhe, ou seja, temos que mexer na formação inicial e formação de perfil continuado dos nossos profissionais. Além disso, temos que mexer na nossa legislação nacional também.

 

E quanto ao novo ensino médio, existe uma data prevista para as mudanças do ENEM e o Novo Ensino Médio?

Para se saber mais informações sobre as mudanças do ENEM e o Novo Ensino Médio, podem se aprofundar na Base Nacional Curricular do Ensino Médio.

Quais são as perspectivas nas mudanças nos vestibulares?

Essa mudança já está ocorrendo, mas é preciso uma mudança cultural, precisa chegar na escola, nas diretorias de ensino, nos professores e nos alunos. Até a Olimpíada de Matemática está sendo usada como critério nas universidades.

 

Se fosse solicitado às famílias a comprovação da vacina, como contemplar esse grupo que não quer vacinar os filhos?

Serão encaminhados para as autoridades, aqueles que não apresentarem o comprovante de vacinação. Está regulamentado por lei estadual de 2020. As crianças têm que permanecer nas escolas. “A gente tem orientado nas escolas particulares que os pais vacinem os filhos”, completa Benjamin.

A palestra completa está disponível no Canal oficial do Sieeesp no YouTube. Para assistir, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oG8dcrmCs3s

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500