NOTÍCIAS

...

Sieeesp: Governo atende à reivindicação e libera uso de máscaras em sala de aula

O impacto social caminha ao lado do desenvolvimento dos próprios traços de personalidade

Por Jocelim Machado

O governo de São Paulo flexibilizou o uso das máscaras em ambientes fechados, inclusive em salas de aula, excluindo apenas o transporte público, unidades de saúde e hospitais, conforme anúncio feito da assinatura de decreto pelo governador João Dória. Esta reivindicação do Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo - foi feita na última terça-feira diretamente ao secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares - que esteve na sede do Sieeesp fazendo uma palestra para as escolas particulares - por meio de carta também assinada pela Opep (Organização Paulista das Escolas Particulares), em função das graves consequências por que passam os alunos, principalmente as crianças na faixa entre 5 e 7/8 anos, prejudicadas no que se refere a uma socialização adequada, com o rosto coberto.

Como é ressaltado na carta, e apoiado por estudos e pesquisas, “... o aprendizado de empatia e leitura de emoções e sentimentos é interrompido, uma vez que este é multicanal: verbal e não verbal. Habilidades linguísticas e fonoarticulatórias, competências de comunicação e todos os demais processos e habilidades de socialização são diretamente impactados, justamente no período mais sensível da sua formação” [das crianças].

Além disso, o documento frisa que “o impacto social caminha ao lado do desenvolvimento dos próprios traços de personalidade, justo em um momento em que estudos internacionais já demonstraram piora na saúde mental tanto de crianças quanto de adolescentes com maior ocorrência de depressão, ansiedade, estresse, fadiga, insônia, transtornos alimentares e transtorno de estresse pós[1]traumático”, problemas esses que, ao lado da questão da falta de socialização, vinham sendo agravados desde 2020, conforme o próprio Sieeesp denunciou. O que se espera, conforme as palavras de Benjamin Ribeiro da Silva, é que “a partir de agora as crianças sofram menos e possam ter um convívio muito melhor e de maneira adequada com todos na escola. O próprio secretário Rossieli se mostrou favorável à flexibilização, anunciada hoje, dois dias depois dele estar aqui em nossa sede”, ressalta o presidente do Sieeesp.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://jornaldamanhamarilia.com.br/educacao/noticia/94158/2022/03/18/sieeesp-governo-atende-a-reivindicacao-e-libera-uso-de-mascaras-em-sala-de-aula

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500