NOTÍCIAS

...

Sieeesp e Educbank lançam programa de flexibilização das mensalidades escolares

De forma inédita no setor, programa FINEDUCS permitirá que as escolas proporcionem condições mais acessíveis para as famílias se organizarem e definirem a maneira ideal de efetuarem os pagamentos, diante do atual cenário de inflação alta e orçamento escasso

O Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, e o Educbank - a primeira plataforma financeira dedicada às escolas brasileiras, anunciaram ontem, 22 de março, o lançamento do seu mais novo programa: “FINEDUCS – você escolhe como pagar”, que irá flexibilizar as mensalidades escolares durante o ano letivo para as famílias do estado de São Paulo.

O programa elaborado pela fintech em parceriacom o Sieeesp, visa proporcionar às escolas a redistribuição da anuidade, personalizando a forma de pagamento das mensalidades e atendendo as necessidades individuais das famílias.

“Nós acreditamos que este programa será um marco nesta retomada econômica das escolas. Como ex-gestor escolar, enxergo que poder oferecer às famílias no início do ano letivo as melhores e mais acessíveis condições de pagamento é fundamental. Todo mundo sai ganhando: de um lado as instituições de ensino passam a ter organização e previsibilidade financeira e, do outro, as famílias passam a ter flexibilidade no que tange a volatilidade das suas receitas e despesas fixas”, enfatiza Danilo Costa, fundador e Co-CEO do Educbank.

A partir de agora, de forma pioneira, mais de 11 mil escolas particulares de educação básica em todo o estado de São Paulo poderão ter acesso ao benefício. Para participar do programa basta a escola estar em dia com os pagamentos no sindicato, acionar o Educbank para se inscrever e passar no processo de seleção da companhia.

“Desde o início da pandemia venho orientando que, neste momento de crise, é importante que as escolas não virem as costas para as famílias e mantenham o diálogo aberto. Com esta iniciativa capitaneada pelo Educbank será possível que as escolas reavaliem contratos e parcelem em mais vezes os pagamentos. Assim, a vida dos pais e responsáveis financeiros será facilitada, pois agora poderão escolher quando pagar e de que forma”, comemora Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do SIEEESP.

Segundo levantamento realizado pela consultoria Meira Fernandes, 90% das escolas particulares terão aumento no valor das mensalidades em 2022. Deste total, 53% estimam reajustar as matrículas entre 7% e 10%. Além disso, de acordo com o IBGE, a inflação oficial do Brasil fechou em 10,06% em 2021, sendo o maior índice desde 2015. Ou seja, sob a forte influência dos preços dos combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica e alimentos; houve um impacto expressivo no bolso da família brasileira. “Diante deste cenário de incertezas, é nosso dever amparar a educação básica para que essa atividade tão essencial não seja impactada negativamente e nenhuma escola fique para trás”, complementa Danilo.

O Censo Escolar 2021, divulgado recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), aponta que nos últimos três anos o número de matrículas registradas na educação básica sofreu uma queda de 10% nas escolas particulares do Brasil – afetando principalmente a educação infantil. “Não existe uma boa escola pedagógica se ela não tiver uma boa gestão financeira. A única fonte de financiamento que a escola tem é a mensalidade que os pais pagam. Portanto, é muito especial que este programa possa flexibilizar os pagamentos das famílias e ainda garantir a segurança financeira das escolas”, finaliza Benjamin.

Histórico da Inadimplência Escolar em SP

De acordo com levantamento realizado pelo SIEEESP, a inadimplência média das escolas em 2021 foi superior a 9%, atingindo o pico de 10,7% em abril e o menor índice em dezembro (7,6%). Ou seja, houve uma queda de 42,7% na taxa (em relação ao ano anterior).

No auge da pandemia da Covid-19, em 2020, a inadimplência média foi de 15,9%, representando um aumento de quase 100% em relação aos dois anos anteriores. O mês de junho foi o que registrou o mais alto patamar de inadimplência em 2020 (23,7%) e, em janeiro, foi a menor taxa registrada (6,3%).

Já em 2019 e 2018, a inadimplência média se manteve em 8,1%, sendo janeiro também o período de menores índices (7,5% e 6,6% respectivamente) e maio (8,4%) e julho (8,9%) as maiores taxas, respectivamente.

Desemprego em SP

Segundo o último levantamento do IBGE, o Estado de SP tem mais de 3 milhões de desempregados. A taxa do estado de SP é de 13,4%, maior que média nacional, de 12,6%. A taxa começou a subir no primeiro trimestre de 2020 e chegou ao topo (15,4%) no terceiro trimestre de 2020. Depois, passou a cair lentamente: passando de 14,7% no 1º trimestre de 2021 para 13,4% no 3º trimestre.

Serviço

As escolas particulares de ensino básico interessadas em participar do programa precisam ser associadas ao SIEEESP, estar em dia com os pagamentos no sindicato e devem entrar em contato pelos canais:

  1. Site: https://materiais.educbank.com.br/fineducs
  2. WhatsApp: (11) 91308-7220

Sobre o Educbank

O Educbank é a primeira plataforma financeira para escolas de educação básica na América Latina. Disponibilizando o principal ecossistema de soluções financeiras, a companhia apoia instituições de ensino garantindo o recebimento integral das mensalidades (sem inadimplência), linhas de capital, meios de pagamento, além de outros benefícios como ERP escolar, LMS educacional, contabilidade, marketing, entre outros. O Educbank possui o compromisso de ampliar o acesso à educação básica de qualidade no Brasil. Mais informações no https://www.educbank.com.br/

Sobre o SIEEESP

O Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo – é umas das organizações pioneiras ainda em atividade no País, que completa 90 anos em outubro de 2022. Ele representa mais de 11 mil instituições escolas particulares no Estado, com 2,4 milhões de matrículas, ou seja, 1 em cada 4 estudantes (25%) está na escola particular de Educação Básica. Mais informações em: www.sieeesp.com.br

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://olharabc.com.br/sieeesp-e-educbank-lan-am-programa-de-flexibiliza-o-das-mensalidades-escolares

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500