NOTÍCIAS

...

Fundação Cesgranrio abre inscrições para Pisa para Escolas

Até o final de 2023, a Fundação Cesgranrio é a instituição credenciada, com exclusividade, pela OCDE para aplicar a avaliação no Brasil.

Desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para avaliar Leitura, Matemática e Ciências ao nível da escola, o PISA para Escolas é uma avaliação educacional para alunos de 15 anos na mesma escala do PISA o que possibilita a comparação dos resultados da escola avaliada com resultados de todos os países avaliados pelo PISA.

Até o final de 2023, a Fundação Cesgranrio é a instituição credenciada, com exclusividade, pela OCDE para aplicar a avaliação no Brasil. Serão dois ciclos em 2022: o primeiro acontecerá nos meses de junho e julho, e as escolas e redes de ensino interessadas devem se inscrever até o dia 30 de de abril. O segundo ciclo terá aplicação nos meses de outubro e novembro e as inscrições se encerram no dia 30 de julho. A página pisaparaescolas.cesgranrio.org.br apresenta mais informações sobre a avaliação. Escolas interessadas devem enviar email para pisaparaescolas@cesgranrio.org.br.

Segundo Andreas Schleicher, diretor de Educação e Competências da OCDE e do PISA, muitas avaliações são baseadas em ideologias, mas o Pisa para Escolas é baseado em evidências, e isso permite que escola analise práticas adotadas por instituições de outros países, e adotem mudanças que julguem necessárias para a melhoria da qualidade do ensino.

Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, ressalta que o PISA para Escolas é uma avaliação voluntária e que cada escola recebe um relatório exclusivo com informações sobre o desempenho da escolas e fatores externos que impactam o desempenho dos alunos. Segundo ela, os itens das provas são elaborados de acordo com a matriz do PISA e estão na mesma escala internacional. “São itens que exigem que o aluno tenha os conhecimentos sendimentados de forma que mostre sua capacidade de construir uma resposta. Junto à prova, o estudante responde a um questionário que avalia não só aspectos do contexto socioeconômico como habilidades socioemocionais. Não é o aluno que é avaliado, mas sim a escola”, conta.

Pisa para Escolas 2019 - 2021

A Fundação Cesgranrio avaliou, em 2021, mais de 350 escolas brasileiras, de quatro redes públicas (Estado de São Paulo, Estado do Rio Grande do Sul e Estado da Bahia e a rede municipal de Sobral/CE), do Centro Paula Souza - SP e de escolas particulares. Para 2022, há mais de mil escolas interessadas na avaliação.

Em 2020, não houve aplicação do PISA para Escolas, devido à pandemia do coronavírus. Em 2019, a avaliação foi realizada em mais de 200 escolas brasileiras, a maioria da rede estadual de São Paulo.

Imagem: novaconcursos

Link da matéria: https://www.segs.com.br/educacao/338916-fundacao-cesgranrio-abre-inscricoes-para-pisa-para-escolas

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500