NOTÍCIAS

...

70% dos estudantes da rede estadual apresentam sintomas de depressão e ansiedade

Mapeamento feito com crianças e adolescentes da rede estadual de SP revela a dificuldade dos alunos em desenvolver as competências socioemocionais no cenário de pandemia

Por Rafaela Oliveira

De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Secretaria da Educação de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, 7 em cada 10 estudantes demostram sintomas de depressão e ansiedade. Através do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), o estudo conseguiu avaliar a condição socioemocional 642 mil alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual do estado.  

As competências sociemocionais avaliadas neste estudo foram as características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos.

É importante pontuar que estudantes foram avaliados em um contexto de pandemia, ou seja, eles passaram os últimos dois anos limitados ao ensino on-line, então o ensino híbrido, que mesclava aulas presenciais e on-line. Neste cenário, onde ficavam a maior parte de seu tempo em suas residências, 3,8% afirmaram presenciar violência física em casa com muita frequência. A pesquisa também indicou que 5,7% dos estudantes relataram presenciar violência psicológica com muita frequência. Dos três grupos avaliados, os alunos mais acometidos são os mais jovens, do 5º ano do ensino fundamental.  

A pesquisa também revela que em relação a dificuldade de conseguir se concentrar no que é proposto em sala de aula, 18,8% dos jovens relataram se sentir totalmente esgotados e sob pressão, enquanto 18,1% disseram perder totalmente o sono por conta das preocupações e 13,6% afirmaram a perda de confiança em si.  

Neste contexto, aproximadamente 67% dos estudantes se declararam nada ou pouco capazes de controlar e lidar com a raiva e a irritação diante de situações adversas que lhes causam frustração. Autoconfiança foi a segunda competência mais citada entre os participantes entre aquelas nas quais há maior dificuldade no exercício.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.band.uol.com.br/band-multi/campinas-e-regiao/noticias/70-dos-estudantes-da-rede-estadual-presentam-sintomas-de-depressao-e-ansiedade-16503289

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500