NOTÍCIAS

...

SP lança programa de capacitação de jovens na área de programação

Inscrições para o Bolsa Tech devem ser feitas no portal do Cate. Participantes terão auxílio de R$ 627,21 por seis meses

A prefeitura de São Paulo lançou um novo programa de capacitação para jovens entre 16 e 20 anos nas áreas de programação, tecnologia e introdução ao mercado de trabalho formal. Os participantes do Bolsa Tech ainda terão uma remuneração por seis meses no valor de R$ 627,21.

As inscrições devem ser realizadas no porta ou na unidade Central do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Durante seis meses, o participante terá acesso a uma capacitação dividida em módulos que transitará em temas de habilidades socioemocionais e linguagens de programação e tecnologia.

“O mercado de tecnologia precisará de 797 mil profissionais no setor até 2025, número bastante expressivo, ainda mais considerando que pelo menos 44% do setor em âmbito nacional está concentrado em São Paulo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Muda Brasil, o programa visa de preparar e treinar o participante que busca por recolocação profissional ou pela primeira oportunidade de emprego. Os módulos, focados no tema de programação e desenvolvimento de sistemas, aproveitam a alta de oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação que abrem quantidades expressivas de vagas de emprego atualmente.

Em formato híbrido, o Bolsa Tech totaliza 460 horas de conteúdo realizadas no período de seis meses. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, sendo quatro dias da semana em formato EAD, e um dia presencial. Para os encontros virtuais, o aluno deverá ter acesso a computador ou tablet com internet.

As aulas presenciais podem ser feitas em unidades localizadas no Tucuruvi, Parque Paulistano, Campo Belo, Vila Leopoldina e Jardim Dom José, atingindo todas as regiões da capital.

A bolsa-auxílio será paga mensalmente por meio de uma conta bancária. Para isto, é necessário que o aluno tenha, ao menos, 85% de frequência nas aulas. Os primeiros 250 alunos iniciam as aulas ainda no mês de maio, enquanto os outros 750 serão inseridos gradativamente durante o ano.

Antes do aluno iniciar a capacitação técnica em programação, ele passará por uma trilha de imersão, onde serão apresentados os conteúdos que o curso aborda.

Para participar, o interessado deve preencher o formulário de cadastro, disponível no Portal do Cate ou presencialmente levando RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade, nos dias 2, 3 e 4 de maio. Caso o candidato esteja apto e atenda todos os requisitos, a equipe técnica do Cate fará contato para confirmar e agendar a data de assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade.

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://noticias.r7.com/sao-paulo/sp-lanca-programa-de-capacitacao-de-jovens-na-area-de-programacao-03052022

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500