NOTÍCIAS

...

Bett Brasil: Aprendizagem Criativa para o Futuro da Educação

Especialistas internacionais participam de debate sobre o sistema educacional

Texto e fotos por Juan Alejandro

Na manhã desta sexta-feira, o painel Aprendizagem Criativa para o Futuro da Educação contou com as participações internacionais de Kate Robinson, escritora, palestrante e diretora do Nevergrey e o Jim Knight, ministro da Educação na Inglaterra, por meio de formato de vídeo gravado.

Como moderadores, estavam presentes Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande e Letícia Lyle, co-fundadora e diretora da Camino School. Para eles, o sistema educacional precisa pensar mais nas pessoas individualmente e ser menos sistemático em relação aos alunos. “É um sistema que nos torna iguais a todos que estão em volta. É mais sobre economia do que educar pessoas”, diz Kate.

Knight ainda comenta que a educação precisa ter propósitos humanos. "O sistema educacional de cada país precisa se perguntar quais são os propósitos da escolarização, onde e como devemos educar humanos". É preciso que os alunos tenham habilidades específicas naquilo que se diz de aprendizagem criativa.

Renato Casagrande e Letícia Lyle

 

Renato Casagrande ressalta que os modelos tradicionais do sistema educacional fazem os alunos não quererem ficar na escola. "Os alunos não gostam do ambiente por conta dos modelos monótonos e estratégias de um sistema robótico". Acrescentando que aqueles modelos não estimulavam a criatividade dos estudantes. “Os alunos devem observar, não ter medo de questionar os professores e buscar conhecer tudo”, completa.

Segundo Letícia Lyle, os alunos vão para a escola com a promessa de um diploma que não garante empregabilidade. “Devemos tomar iniciativas para criticar um sistema de educação que não estimula a criatividade dos alunos em sala de aula”.

Congresso e Fórum de Gestores

Nesse último dia de Bett Brasil 2022, também foram temas de painéis, palestras e Fórum de Gestores: Gestão de Comunicação; Cuidado emocional é prioridade no trabalho e nas salas de aula; Bilinguismo: do conceito à prática; Mindfulness transformando o ambiente escolar; Formação de Professores e Impacto das fusões e aquisições.

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500