NOTÍCIAS

...

Fraude na educação: plataforma vende TCC on-line e usa nome de universidades

A plataforma Studybay pode responder na Justiça, nas esferas cível e criminal

O portal de noticias G1, publicou uma matéria que citava plataformas que vendiam trabalhos de conclusão de curso, o famoso TCC e que usavam logomarcas de cinco universidades públicas, sem a autorização de nenhuma delas. Uma destas plataformas é a Studybay.

No site da empresa eles afirmam que os “profissionais (aqueles que irão escrever os trabalhos) são ex-alunos das melhores universidades do país e do mundo”. Abaixo da mensagem, a plataforma reproduz o logo das seguintes universidades:

  1. Universidade Estadual Paulista (Unesp),
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
  3. Universidade de São Paulo (USP),
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Todas as universidades citadas disseram que irão tomar providências para que suas marcas sejam retiradas do site. A Unicamp disse que vai entrar na Justiça.

De acordo com advogados procurados pelo G1, a plataforma Studybay pode responder na Justiça, nas esferas cível e criminal, por:

  1. usar indevidamente as logomarcas das universidades;
  2. reproduzir distintivos públicos sem consentimento (uma vez que as universidades são instituições estaduais e federais);
  3. induzir o consumidor a crer que o serviço de venda de TCCs, que é ilícito, têm a certificação da Unesp, da Unicamp, da USP, da UFRGS e da UFSC.

“Na prática, a pena é pequena (de 30 dias a 1 ano). Não é ela que assusta o violador da marca. O que vai assustar mesmo são os pedidos de indenização”, disse ao G1 Kone Prieto Cesario, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Problemas em usar o logo das Universidades 

“As cinco universidades têm registros de marca. Isso dá direito a elas de processarem este website criminalmente e civilmente”, disse Cesario.

Ainda de acordo com a professora, mesmo que o consumidor esteja adquirindo algo ilícito, o Ministério Público pode interpretar que ele está sendo enganado.

Por fim, também ao G1, a advogada Mirella Pieroccini, que é especialista em direito cível e dona da Pieroccini Advocacia, diz ainda que: “As instituições de ensino, se sentirem que tiveram a própria imagem ferida, podem entrar com ação cível de danos morais da pessoa jurídica.”

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://fdr.com.br/2022/06/07/fraude-na-educacao-plataforma-vende-tcc-online-e-usa-nome-de-universidades/

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500