NOTÍCIAS

...

3º Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem: segundo dia hoje!

Evento conta com mais de 4 mil inscritos e vai até sexta, dia 24

Por Juan Alejandro

Já está a todo vapor o 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, evento do Sieeesp em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Amor de Mãe, CEFAC, Instituto Márcio Ribeiro do Valle e Instituto Célia Godoy.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a Coordenadora do Departamento de Cursos do Sieeesp, Regina Stefano, Paulo Ferraz, da Ferraz Eventos, além da mediadora e pedagoga mestre em Educação e doutora em Educação e Sistemas Educativos, Maria José V. Marinho de Mattos. “É um evento de grande porte com profissionais da área de educação, na qual estão presentes quase 5 mil inscritos”, comenta Regina Stefano.

Logo em seguida, a Profa. Dra. Luiza Elena L. Ribeiro do Valle abordou o tema Os Educadores e a Transformação Educacional: quando e como acontece. “O nosso objetivo é compreender o novo papel do professor”, diz a Dra. Elena. Além disso, ela destaca os motivos pelos quais os professores devem se transformar, em função de:

  • Diferenças socioculturais;
  • Desenvolvimento tecnológicos;
  • Tempos fluidos;
  • Entender como funciona a mente;
  • Aplicação de conhecimentos.

O tema seguinte, Indicadores de Qualidade Social na Educação e a Inclusão, foi discutido pela doutoranda Profa. Célia Godoy. Segundo Célia, “uma educação de qualidade precisa ser profundamente comprometida com a inclusão social e cultural do nosso povo”. Ela ainda abordou os fatores socioeconômicos que fazem falta para a inclusão escolar, tais como: trabalho infantil, renda familiar, moradia e falta de acesso à tecnologia e internet.

Já na reta final do primeiro dia, o convidado internacional, Prof. Dr. Vitor da Fonseca, abordou tema Dificuldades de Aprendizagem: uma visão neuropsicopedagógica. “A condição de DA é amplamente reconhecida como um problema que tende a provocar sérias dificuldades de adaptação à escola e, frequentemente, projeta-se ao longo da vida adulta”, frisa o professor. As DA podem criar obstáculos e impedimentos inexplicáveis para aprender a falar, a ouvir, a ler, a escrever, a raciocinar, a resolver problemas matemáticos, e podem prolongar-se ao longo da vida.

 

O 3º Congresso é transmitido pelo Canal do Sieeesp no YouTube a partir das 17:30, até sexta, dia 24: https://www.youtube.com/SIEEESPoficial

Ainda dá tempo de se inscrever: para fazer a inscrição acesse o link https://www.sympla.com.br/evento-online/3congresso-internacional-de-transtornos-de-aprendizagem-e-comportamento-para-uma-educacao-inclusiva/1529274?lang=PT

 

Confira a programação de hoje do 2º dia:

 

Programação de amanhã, 3º dia do Congresso:

 

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500