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Terceiro dia de debates hoje no 3º Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem. Participe!

Temas importantes como Transtorno de Aprendizagem Não Verbal, O Paradoxo do Transtorno do Espectro Autismo, e Afetividade, Inclusão e Aprendizagem foram debatidos ontem

Por Juan Alejandro

No segundo dia do 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, a mediação coube à Profa. Dra. Maria Helena Cirne de Toledo, Psicóloga, Psicanalista, coordenadora e ex-reitora da UNIFAE (2020) de S. J. da Boa Vista, SP. Vice Reitora da UNIFAE de 2012 a 2020.

O primeiro tema, Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV): A Prática Avaliativa e Interventiva e Psicopedagogia, foi discutido pela Profa. Irene Maluf. “A sociedade em si ao longo dos anos vem lentamente se abrindo para entender o que é uma dificuldade de aprendizagem, não abrindo só para aceitar, mas colaborar para que essas pessoas tenham uma vida digna e de respeito”. Conforme a especialista, os transtornos de aprendizagem não verbal podem ocorrer em:

  1. Raciocínio Matemático;
  2. Cognição Visoespacial;
  3. Coordenação Motora;
  4. Percepção Sensorial;
  5. Habilidades Sociais.

 

Logo em seguida o Prof. Dr. Francisco Assumpção Jr. abordou o tema O Paradoxo do Transtorno do Espectro Autismo. “O autismo é denominado doença, embora possa ser encampado dentro da rede de conceitos da neurodiversidade”. Porém, o comportamento humano torna-se dependente de:

1 – Mecanismos de controle ligados ao Sistema Nervoso Central (SNC);

2 – Mecanismos cognitivos gerais programados através de aprendizado e ambiente;

3 – Mecanismos de controle ligados à linguagem e processos simbólicos.

 

Já na reta final do segundo dia de Congresso, o Prof. Dr. Eugênio Cunha, debateu sobre, Afetividade, Inclusão e Aprendizagem. “A educação é uma questão humana. Não aprendemos pelo rigor das regras, mas por uma condição biológica. Nascemos para aprender. Restringir esse direito é violar a coerência da natureza; é tentar cercear a inteligência humana”.

O professor ainda demonstra a importância da atenção e a seleção de informações que seja relevante, e que se efetue por meio do processo seguinte: informações, receptores socias, interesses, afetos, emoções, necessidades, seleção das informações importantes e descarte das informações consideradas desnecessárias.

 

O 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, é uma realização do Sieeesp em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Amor de Mãe, CEFAC, Instituto Márcio Ribeiro do Valle e Instituto Célia Godoy.

O evento é transmitido pelo Canal do Sieeesp no YouTube a partir das 18:00, até sexta, dia 24: https://www.youtube.com/SIEEESPoficial

Garanta a sua participação. Ainda dá tempo de se inscrever: https://www.sympla.com.br/evento-online/3congresso-internacional-de-transtornos-de-aprendizagem-e-comportamento-para-uma-educacao-inclusiva/1529274?lang=PT

 

Confira a programação de hoje:

 

 

Programação de amanhã, 4º dia do Congresso:

 

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