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PENÚLTIMO DIA HOJE DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Ainda dá tempo de participar dos dois últimos dias do evento inédito. Não perca tempo e inscreva-se!

Por Juan Alejandro

No terceiro dia do 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, a mediadora desta vez foi a Profa. Samantha Oliveira, autora do e-book do Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe, com as perguntas e respostas sobre Dislexia e TDAH e de outras obras e eventos relacionados a esses transtornos que interferem no desenvolvimento das pessoas, de suas famílias e da sociedade e são pouco compreendidos.

O primeiro tema da noite foi com a convidada internacional de Portugal, Profa. Dra. Mariana Fenta Elias e a Profa. Dra. Alessandra Machado, que participaram da mesa redonda: Cérebro e Afetividade: potencializando uma aprendizagem significativa. “Temos que entender e priorizar quem é esse sujeito cerebral, e fazemos isso pelo olhar da neurociência”, frisa a especialista em neurociência aplicada à educação, neuropsicologia e reabilitação, psicossomática contemporânea e educação inclusiva,Alessandra Machado. “Nosso cérebro precisa se emocionar, amar e se sentir amado, e isso não é diferente em relação ao processo de ensino e aprendizagem”, diz a professora, pedagoga, psicopedagoga, mestre em educação especial pela universidade lusófona, Mariana Fenta.

Por muito tempo, esse processo vem sendo estudado pela Neurociência que traz sempre importantes contribuições para os educadores, familiares, terapeutas e demais pessoas, interessadas em entender como o cérebro aprende e, principalmente, como compreender e potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

 

Logo em seguida, um trio de especialistas, a doutoranda Carolina Braga, a Profa. Marina Stucchi Silva e a Profa. Ivana Garcia Nogueira falaram sobre Os desafios da relação escola e família e adaptação curricular, onde elas deram dicas práticas e algumas informações essências. A professora Ivana disse que os desafios são aqueles momentos sem precedentes, onde as famílias estão angustiadas e esperam por uma resposta imediata dos professores. “Professores sentindo-se pressionados para lidarem com toda a diversidade e demanda individual dos estudantes e dos pais”. E para abrir caminhos para facilitar esses desafios e angústias, a Profa. Marina Stucchi Silva, diz que é preciso:

  1. Abordar a diversidade (estratégias) de ritmos de aprendizagem;
  2. Considerar as demandas socias e emocionais dos estudantes;
  3. Reintegração social;
  4. Promover momentos de diálogos com as famílias.

 

Partindo para a reta final, houve uma roda de conversa sobre Família no Transtorno de Aprendizagem: desafio e superação, com um grupo de mães: Aurimar Puerta Juliane, Debora Calabro, Priscila Garrido e a Adriana Moretti Pasquino. Elas debateram os seus casos de transtorno de aprendizagem na família. “O maior desafio é com relação à adaptação escolar, seja dos materiais, provas e atividades. Eu como mãe e os profissionais que acompanham minha filha, precisamos sempre estar lembrando a escola com relação a essas coisas”, resumiu a Debora Calabro.

 

No último tema da noite, a Profa. Dra., Psicóloga formada pela Uninassau/Salvador/BA. Especialista em Neuropsicologia pelo IBPEX. Especialista em Psicopedagogia clínica pelo CRIA/UCSAL, Simaia Sampaio, dissertou sobre, compreendendo as comorbidades nos transtornos de aprendizagem para uma educação inclusiva eficaz e diferenciada. “Falamos em comorbidades quando são encontrados dois ou mais transtornos em único paciente”, frisa a especialista. Mas como é feito o diagnóstico? Ela diz que para identificação de possíveis transtornos mentais e comorbidades, os profissionais clínicos utilizam o DSM-5 como referência, associando os sintomas e os resultados de testes aos dados históricos, ambientais e genéticos colhidos com a família.

 

O 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, é uma realização do Sieeesp em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Amor de Mãe, CEFAC, Instituto Márcio Ribeiro do Valle e Instituto Célia Godoy.

O evento é transmitido pelo Canal do Sieeesp no YouTube a partir das 18:00, até amanhã, dia 24: https://www.youtube.com/SIEEESPoficial

Garanta a sua participação. Ainda dá tempo de se inscrever: https://www.sympla.com.br/evento-online/3congresso-internacional-de-transtornos-de-aprendizagem-e-comportamento-para-uma-educacao-inclusiva/1529274?lang=PT

 

Confira a programação de hoje:

 

 

Programação de amanhã, 5º e último dia do Congresso:

 

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