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ÚLTIMO DIA HOJE DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Ainda dá tempo de participar do último dia do evento inédito. Não perca tempo e participe!

Por Juan Alejandro

No penúltimo dia do 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, o mediador da vez foi o português Dr. Eduardo L. Ribeiro do Valle, neurologista, neurofisiologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, doutorando em Neurociências na FMUP e mestre em Medicina, ICBAS, Portugal.

O primeiro tema da noite foi com a graduada em psicomotricidade, psicopedagoga pela UNICAM, diretora da SUAV, membro diretora da Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria), coordenadora da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Psicomotricidade e profa. me. Rita Thompson, onde ela falou sobre A Importância dos Fatores Neuropsicomotores nos Processos de Aprendizagem. “Estudos psicológicos do desenvolvimento humano demonstraram a importância do uso do corpo no desenvolvimento cognitivo da criança. A partir de então, a relação entre corpo e mente vem sendo alvo de inúmeros estudos e indagações”, diz a psicopedagoga.

 

Logo depois, o fonoaudiólogo, doutor em Educação, pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília e diretor do CEFAC Saúde e Educação, o prof. dr. Jaime Zorzi, debateu sobre a Aprendizagem e Distúrbios da Linguagem Escrita. “A ação de escrever exige da criança uma ação de análise deliberada”. Ele ainda diz que, quando a criança fala, tem uma consciência muito imperfeita dos sons que pronuncia e não em qualquer consciência das operações mentais que executa. “Quando escreve, tem que tomar consciência da estrutura sonora de cada palavra, tem que dissecá-la e reproduzi-la em símbolos alfabéticos que têm que ser memorizados e estudados de antemão”, diz Zorzi.

 

O médico neurologista, doutor pela USP em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, mestre em Saúde Materno-Infantil com área de concentração em Neurocognição, Neuroeducação e Neurofisiologia Clínica, o prof. dr. Marcius Vinicius Gonçalves, falou sobre NASE (NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE EDUCACIONAL): uma proposta de intervenção não medicalizante no atendimento público à demanda de queixa escolar. Ele diz que o objetivo da NASE é: atender crianças e adolescentes com comprometimentos psíquicos, desde os portadores de autismo, psicose e neuroses graves; proposta de atendimento: atenção integral a essas crianças e adolescentes, o que envolve ações não somente no âmbito da clínica, mas também ações intersetoriais.

 

O 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, é uma realização do Sieeesp em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Amor de Mãe, CEFAC, Instituto Márcio Ribeiro do Valle e Instituto Célia Godoy.

O evento é transmitido pelo Canal do Sieeesp no YouTube a partir das 18:00, até hoje: https://www.youtube.com/SIEEESPoficial

Garanta a sua participação. Ainda dá tempo de se inscrever: https://www.sympla.com.br/evento-online/3congresso-internacional-de-transtornos-de-aprendizagem-e-comportamento-para-uma-educacao-inclusiva/1529274?lang=PT

 

Confira a programação do último dia do Congresso:

 

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