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SUCESSO: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM SE ENCERRA COM MAIS DE 5 MIL INSCRITOS

Evento inédito contou com mais de 28 palestrantes, dentre, internacionais e com mais de 14 mil visualizações no canal do Sieeesp

Por Juan Alejandro

O 3° Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem terminou ontem e foi um sucesso: mais de 5 mil inscritos e cerca de 14 mil visualizações no YouTube do canal do Sieeesp no YouTube, e com 28 palestrantes no total, em diversos temas como: Dificuldades de Aprendizagem: uma Visão Neuropsicopedagógica, Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (Tanv): A Prática Avaliativa e Interventiva e Psicopedagogia, Mesa Redonda: Cérebro e Afetividade: Potencializando uma Aprendizagem Significativa, A Importância dos Fatores Neuropsicomotores nos Processos de Aprendizagem, A Importância das Intervenções no Processo de Inclusão, depoimentos de mães, entre muitos outros.

E no último dia do 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, a mediadora da vez foi a doutoranda em Ciências da Educação, consultora em Análise Comportamental, mestre em Psicologia Social, pedagoga, pós-graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Dificuldades de Aprendizagem, profa. Célia Godoy.

O primeiro tema da noite foi com a pedagoga e orientadora Educacional pelo Centro Universitário de Itajubá, pós-graduada em Alfabetização pelo Universitas, psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Internacional de Curitiba, doutoranda Fabrícia Biaso, apresentou o tema A Importância das Intervenções no Processo de Inclusão. Segundo a pedagoga, é importante projetos educacionais inclusivos, trabalho colaborativo ou coensino e um serviço de apoio especializado a pessoas que precisam ser incluídas.“Todas essas intervenções, não necessariamente nessa ordem, mas é importante para eliminar barreiras para a inclusão”.

 

Logo em seguida, a educadora da Educação Básica à Superior, com pós-graduação em docência e estágio pós-doutoral em Estudos Linguísticos, UFMG, profa. dra. Lucília Panisset Travassos, que ela apresentou o tema "EI! NÃO SE ESQUEÇAM DE NÓS! PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO TAMBÉM SÃO O PÚBLICO-ALVO DA INCLUSÃO!". Ela diz que que as pessoas superdotadas podem ser reconhecidas em três estados diferentes:

Precoce: a criança que desenvolve certa habilidade de forma prematura em qualquer área do conhecimento. Ex: ler – e compreender o que leu – antes dos 4 anos.

Prodígio: a criança que, em uma idade precoce – até os 10 anos – tem desempenho, em algum campo cognitivo no nível de um profissional adulto. Ex: W. A. Mozart.

Gênio: adultos que deram grande contribuição para a sociedade, revolucionando o seu tempo na sua área. (Não é comum ser identificado em vida). Ex: Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Albert Eistein.

 

A professora, pesquisadora, bióloga, Dra.h.c em Educação, dra e ms. em Psicanálise, neurocientista da Educação,  neuroanatomista, psicopedagoga, especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior, Marta Relvas, falou sobre Cérebro e a Inclusão Emocional na Escola. “É importante sensibilizar sobre a importância em manter a saúde emocional, cognitiva em estado de equilíbrio para uma escola saudável: Homeostase”. Ela ainda reforça que nós não consertamos os problemas, mas consertamos o pensamento, então os problemas se consertam.

 

O 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO - PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, foi uma realização do Sieeesp em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Amor de Mãe, CEFAC, Instituto Márcio Ribeiro do Valle e Instituto Célia Godoy.

O evento foi transmitido pelo Canal do Sieeesp no YouTube e pode ser acessado no mesmo: https://www.youtube.com/SIEEESPoficial

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