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GESTÃO EDUCACIONAL PRECISA FOCAR EM 2030, POIS NÃO HÁ ‘VOLTA’ PARA 2019

O alerta foi por Renato Casagrande durante o Fórum de Gestão de Escolas Católicas hoje no Sieeesp

Texto e fotos por Juan Alejandro

“Muitos gestores e professores estão tentando ‘voltar’ para 2019, mas precisamos entender que, o momento da gestão educacional em que estamos é ‘2030’, é a principal responsável por isso foi a tecnologia”. O alerta foi feito pelo gestor educacional e presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande, no FÓRUM DE GESTÃO DE ESCOLAS CATÓLICAS que ocorreu hoje presencialmente no Sieeesp.

Segundo Ronaldo Casagrande, vice-presidente do Instituto Casagrande, os novos modelos de gestão têm exigido um outro perfil de gestão e liderança educacional, por isso os oito papeis essenciais do gestor e líder educacional são divididos em quatro dimensões:

Papéis do líder-gestor quanto à interação com o ambiente externo:

- Papel como empreendedor;

- Papel de negociador.

 

Papéis do líder-gestor quanto ao acompanhamento:

- Papel de planejador;

- Papel de organizador.

 

Os papéis do líder-gestor quanto ao ambiente interno:

- Como orientador;

- Monitorar com qualidade.

 

Os papéis do líder-gestor na gestão e liderança de pessoas como facilitador e mentor:

- Papel de facilitador;

- Como mentor.

 

 

A pedagoga especializada na Teoria da Inteligência Multifocal, Denise Cavalini, falou sobre as competências e habilidades socioemocionais para esse novo mundo. “Mais profundo que o autoconhecimento é o automapeamento”. Ela reforça que as escolas precisam educar essa geração presente e as próximas gerações com a inteligência socioemocional. São mais de 50 habilidades socioemocionais, dentre elas:

  1. Gerenciar o pensamento;
  2. Gerenciar a emoção;
  3. Pensar antes de agir e reagir;
  4. Colocar-se no lugar do outro.

 

 

Já o gestor escolar, especialista em ensino e desenvolvimento pessoal, Carlos Kracke, frisou que precisamos cuidar bem daquelas pessoas que estão nas escolas, não só olhar como gestor, mas sim um olhar com mais empatia para os nossos alunos também.

Nesse mesmo sentindo, o pedagogo, escritor e especialista em educação socioemocional, Fellipe Cuin, reforçou a importância do programa Escola da Inteligência: educação socioeducacional que tem o objetivo de desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. E isso passa pelo gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência, melhoria do rendimento escolar e do aprendizado, habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos, postura empreendedora e criativa, combate e prevenção ao bullying e ao uso de drogas, e aumento da qualidade de vida de professores, pais e alunos.

 

 

 

 

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