NOTÍCIAS

...

IMO: colégios particulares conquistam duas medalhas de ouro

Brasil volta da Noruega subindo da 35ª para a 19ª posição no ranking geral; no total foram 5 medalhas sendo 2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze

A jovem equipe brasileira de Matemática conquistou um resultado que entrou para a história. Disputando o evento mais importante do calendário olímpico internacional, a 63rd International Mathematical Olympiad (IMO), que este ano aconteceu em Oslo, na Noruega, os estudantes do Brasil conquistaram pela primeira vez duas medalhas de ouro numa mesma edição. Além disso, a equipe obteve uma medalha de prata, duas de bronze e ainda uma menção honrosa.

As medalhas de ouro foram obtidas por Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, ambos do colégio Etapa de São Paulo. Marcelo e Olavo já havia conquistado prata em 2021. A medalha de prata foi conquistada por Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ). Os estudantes Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO) e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP), obtiveram as medalhas de bronze. João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE), ficou com a menção honrosa. A equipe foi acompanhada pelos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Kazuhiro Miyazaki, ambos do Colégio Etapa de São Paulo (SP).

País sobe no ranking

Com este resultado o Brasil volta da Noruega ocupando a 19ª posição no ranking geral por países com 173 pontos, antes os 96 pontos e o 35º lugar da edição anterior, em 2021: https://www.imo-official.org/year_country_r.aspx?year=2022

A equipe da China teve a melhor colocação, com 252 pontos (máximo possível), seguida pelas equipes da Coreia com 208 pontos e dos Estados Unidos com 207 pontos. O evento contou com a participação de 589 estudantes de 104 países.

Para o professor Régis, líder da equipe, o resultado deste ano demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado na preparação dos estudantes que representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática.

Estamos muito felizes com os resultados dos nossos alunos. É a primeira vez que temos duas medalhas de ouro numa mesma edição da IMO e penso que isso demonstra a solidez dos nossos treinamentos. O foco final que a equipe teve no ultimo treinamento realizado em São Paulo, além de todo o trabalho que todos os professores do Brasil e da comissão nacional de olimpíadas vêm desenvolvendo fica demonstrado nos bons resultados que estamos atingindo. Conquistar duas medalhas numa IMO é um resultado realmente marcante para o Brasil e que deixa todo mundo animado para continuar fazendo um bom trabalho nos próximos anos”, comemora.

Histórico do Brasil na IMO

A International Mathematical Olympiad (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. A primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil na disputa foi em 1981. Desde então, as equipes brasileiras conquistaram ao todo 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.

BRASIL - DESEMPENHO NA IMO

Primeira participação: 1979

Número de participações: 43

A escolha dos estudantes que representaram o Brasil na IMO 2022 foi feita a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat). (obm.org)

 

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500