NOTÍCIAS

...

Prazo para inscrição na lista de espera do Sisu encerra nesta segunda-feira

Estudantes devem manifestar interesse em apenas um curso pelo portal do MEC

Os estudantes têm até às 23h59min desta segunda-feira (18) para manifestar interesse para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. As inscrições ocorrem no portal, no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).  

Nesta fase, o candidato deve indicar um único curso. A alternativa só pode ser selecionada pelos estudantes que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de formação que foram escolhidas na chamada regular.  O MEC alerta que é necessário ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.

O resultado deve ser divulgado a partir de 25 de julho. Entretanto, nem todos os cursos realizam chamadas nesta etapa. Isso porque a lista de espera é um recurso utilizado quando todas as vagas inicialmente ofertadas não foram preenchidas por algum motivo, como desistência de algum candidato.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de Educação Superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2022/07/prazo-para-inscricao-na-lista-de-espera-do-sisu-encerra-nesta-segunda-feira-cl5qd2n4s0058014s5dmgfrs8.html#:~:text=18%2F07%2F2022%20%2D%2003h37min&text=Os%20estudantes%20t%C3%AAm%20at%C3%A9%20%C3%A0s,deve%20indicar%20um%20%C3%BAnico%20curso.

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500