NOTÍCIAS

...

MEC abre vagas em curso de aperfeiçoamento gratuito a distância de 180 horas

O Ministério da Educação (MEC) abriu 650 vagas no curso de aperfeiçoamento gratuito a distância de 180 horas denominado “Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia”

O curso de aperfeiçoamento gratuito a distância pode ser feito por pessoas de todo o Brasil. Como não possui tutoria, o aluno poderá estudar no horário que preferir, desde que termine o conteúdo e as provas em, no máximo, 160 dias.

As 180 horas de estudo são divididas em módulos da seguinte maneira:

UFOP abre 30 vagas de mestrado e doutorado em história.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado da UF

“MÓDULO 1 – CULTURA MAK

Neste primeiro módulo, será estudada a alternativa de consumo e produção de bens chamada Cultura maker que preza pela colaboratividade, além de possuir intrinsecamente uma abordagem pedagógica que pode ser utilizada nas escolas com alunos das mais variadas idades, em que eles podem aprender produzindo. Também serão vistos: objetos que viram dados tecnológicos, ferramentas e métodos e algumas propostas de atividades que podem ser feitas em sala de aula ou em casa.

“MÓDULO 2 – ENSINO HÍBRIDO: CARACTERÍSTICAS, FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO

No segundo módulo deste curso, além de conhecer as características e os fundamentos teóricos que embasam o ensino híbrido, terá acesso aos recursos didáticos disponíveis que favorecem a autoaprendizagem, apresentando algumas orientações para os estudantes. Também irá estudar os projetos de aprendizagem que o ensino híbrido pode proporcionar e como exercer da melhor forma possível as interações síncronas e assíncronas.

MÓDULO 3 – RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (REDS)

O terceiro módulo irá trazer o conceito dos Recursos Educacionais Digitais, sua origem, sua história, e como ele está sendo utilizado nos dias de hoje. Além disso, serão apresentados os diversos usos que se pode ser feito em sala de aula por meio de vídeos, sites, jogos e aplicativos, mostrando o poder do uso desses recursos, os problemas e desafios enfrentados e o futuro tecnológico que aguarda a educação, de uma maneira globalizada.

MÓDULO 4 – REDS DE APOIO PARA O ENSINO DE INGLÊS E ESPANHOL

O quarto módulo abordará o uso dos REDs para auxiliar os professores de língua estrangeira da educação básica, em específico, aqueles que lecionam o inglês ou o espanhol. Serão trazidos exemplos de recursos e sugestões de atividades utilizando esses recursos para fazer com os alunos tanto de forma remota, quanto presencial.

MÓDULO 5 – ENSINO DE ARTE COM TECNOLOGIAS

Por fim, o último módulo vai falar sobre o ensino de arte a partir das competências da BNCC, utilizando as tecnologias a seu favor. Os componentes que englobam as Artes na Educação Básica são: as Artes Visuais, o Teatro, a Dança e a Música. A partir disso, serão apresentadas diversas metodologias de ensino partindo de um pensamento científico, crítico e criativo. Ao final alguns REDs também serão compartilhados para um melhor aproveitamento da disciplina de artes nas escolas”.

Inscrições no curso de aperfeiçoamento gratuito a distância de 180 horas

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:

https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoesvagas são preenchidas por ordem de inscrição

Entretanto, caso o candidato acesse o link e não consiga vaga, deve voltar aos sites nos próximos dias, pois novas turmas são abertas frequentemente.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://webterra.com.br/2022/07/16/mec-abre-vagas-em-curso-de-aperfeicoamento-gratuito-a-distancia-de-180-horas/

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500