NOTÍCIAS

...

Dia Mundial da Alfabetização: índice de brasileiros de 8 anos que não sabem ler e escrever dobrou de 2020 até hoje

Levantamento da ONG Todos Pela Educação mostra que parcela subiu de 8% para 18% em dois anos. Pela Política Nacional de Alfabetização, processo de aprendizagem da leitura e da escrita deveria ocorrer aos 6 anos

No Dia Mundial da Alfabetização, um dado divulgado pela ONG Todos Pela Educação mostra como a pandemia agravou a defasagem no ensino de crianças: dobrou o índice de brasileiros de 8 anos que, na percepção dos pais, não sabem ler e escrever.

Os dados foram obtidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-IBGE). No 2º trimestre de 2020, quando as escolas já estavam fechadas por causa da Covid, 8% dos alunos dessa idade não estavam alfabetizados. Dois anos depois, a taxa subiu para 18%.

Desde 2019, a Política Nacional de Alfabetização estipula que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita aconteça no 1º ano do ensino fundamental, quando as crianças têm, em média, 6 anos.

Na próxima semana, em 16 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deverá divulgar dados mais concretos sobre o agravamento dos problemas educacionais durante a pandemia, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/09/08/dia-mundial-da-alfabetizacao-indice-de-brasileiros-de-8-anos-que-nao-sabem-ler-e-escrever-dobrou-de-2020-ate-hoje.ghtml

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500