NOTÍCIAS

...

Estudante soteropolitano é aprovado em 11 universidades no exterior

Rafael Basto atribui contato direto com o programa Prep Estudar Fora como fator decisivo para alcançar seus objetivos

O estudante Rafael Basto, 20 anos, soteropolitano criado em Brasília, foi aprovado em 11 universidades no exterior. Em 2021, ele fez a escolha que mudaria sua vida acadêmica: cursar matemática e física na Universidade Stanford, mesmo tendo como opção outras grandes instituições renomadas, como Harvard, Princeton, Caltech, Johns Hopkins e Northwester.

O universitário conta que durante o ensino médio o contato direto com o Prep Estudar Fora, iniciativa da Fundação Estudar, foi um alicerce durante a caminhada para conquistar o intercâmbio. “Foi um divisor de águas. Eles fornecem todos os recursos para que o estudante consiga realizar esse sonho”, afirma.

De acordo com Basto, o "árduo interesse" pelo conhecimento surgiu quando ele se encantou pelas ciências naturais. Durante o período escolar, o baiano foi contemplado com uma base de ensino muito rica, principalmente quando cursou o ensino fundamental II no colégio Olímpio, em Brasília. Vale salientar que  ele sempre estudou em escolas particulares com o auxílio de bolsas.

A língua inglesa não foi um empecilho para o jovem, segundo ele, devido a experiência de imersão. Durante o período escolar, Basto participava de aulas da línguas oferecidas pelo colégio e também fez cursinho complementar. Além disso, em 2016, teve a oportunidade de passar um ano nos Estados Unidos (EAU), quando sua mãe foi fazer um doutorado. “Foi o período em que realmente aprendi. A imersão foi o principal motivo”, afirma o universitário.

O hábito do estudo perpassava o desejo de se destacar em sala de aula. Ele afirma que seu real compromisso era com a aprendizagem. Ao perceber esse viés, os pais, Renata Basto, professora do Instituto de Psicologia, na Universidade de Brasília (UNB) e Daniel Basto, servidor público, apoiaram a decisão.

Ao ser aprovado em um processo seletivo para a organização educacional Farias Brito, em Fortaleza (CE), sua família se mudou para a capital com a finalidade de que o filho pudesse estudar no colégio que ganhou destaque, em 2019 e em 2020, por obter a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil.

Desde 2021, ele mora e estuda na Universidade de Stanford, San Francisco, com o auxílio da bolsa cedida pela Universidade e também pela Fundação Estudar.

Segundo o estudante, Stanford é a instituição que mais se destacou na área de tecnologia, em comparação com Harvard e Princeton. Além de apresentar mais oportunidades em pesquisa e atividades extra-acadêmicas, a instituição ainda possui instrumentos avançados na área de tecnologia. A unidade tem como destaque cursos como engenharia e robótica.

“Estou amando a experiência. A cada corredor da residência me deparo com culturas diferentes. Em três meses conheci pessoas que parece que conhecia há anos.”

Com o compromisso de encontrar respostas na natureza, o baiano se enxerga no futuro completando um doutorado em física e proporcionando melhores condições de vida para as pessoas, por intermédio das experiências.

Basto aconselha os estudantes que também sonham em fazerem intercambio a começarem a se dedicar, o quanto antes, na construção acadêmica. “É importante focar nos projetos escolares e também participar de programas de mentoria para se enquadrar no perfil ideal das universidades pretendidas, além de também se familiarizar com o processo seletivo de cada uma”, ensina.

As inscrições para o Prep Estudar Fora, preparatório gratuito elaborado pela Fundação Estudar, seguem abertas até 26 de setembro pelo link. A iniciativa já auxiliou mais de mil estudantes a estudarem no exterior, com oportunidades de mentoria e inspiração, rede de alunos, preparação para testes, aperfeiçoamento técnico e apoio financeiro.

 

Imagem: arquivo pessoal

Link da matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2022/09/5037078-estudante-soteropolitano-e-aprovado-em-11-universidades-no-exterior.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500