NOTÍCIAS

...

Analfabetismo em crianças aumenta durante pandemia

Dados são resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entenda o que diz o estudo
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação com conteúdos de português e matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º ano do ensino médio. A prova tem o objetivo de medir a qualidade do ensino público e privado na educação básica no país. Os dados mais recentes foram coletados em 2021 e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Além do indicador ruim divulgado pelo Ipec sobre a evasão na educação básica no Brasil, os dados do Saeb não são nada encorajadores. O índice de analfabetismo neste nível educacional entre estudantes que realizaram a prova passou de 15% em 2019 para 34% em 2021, entre crianças do 2º ano do ensino fundamental. O analfabetismo em crianças dessa idade indica um atraso na Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Analfabestismo em crianças do ensino fundamental

De acordo com o PNA, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita deve acontecer no 1º ano do ensino fundamental, o que indica um atraso no sistema de ensino nacional. Especialistas indicam que o índice real deve ser ainda mais preocupante, uma vez que a adesão à prova do Saeb em 2021 foi menor do que em 2019, atingindo apenas 71% do público-alvo.
 
Estudiosos ainda apontam que, quando a última prova foi aplicada, muitas escolas ainda não tinham condições de ter voltado às aulas. Portanto, entende-se que a adesão ainda menor entre alunos que estavam em maior vulnerabilidade social, afastados da escola.
De acordo com os resultados do último Saeb, uma em cada três crianças do 2º ano do ensino fundamental ainda não sabem ler e escrever palavras simples da língua portuguesa, como “cama, mesa, água, etc.”. Na matemática, duas em cada 10 crianças do mesmo ano não conseguiam fazer operações básicas, como soma e subtração. Em 2019 o índice era de 16%.

Educação infantil com bolsa do Educa Mais Brasil

A educação infantil é uma das etapas fundamentais do processo de aprendizagem. Se você tem o interesse de investir em uma educação de qualidade, o Educa Mais Brasil oferece oportunidades para bolsas de estudo na educação básica distribuídas entre diferentes regiões do país. O programa também oferece descontos especiais para outros níveis do conhecimento.
 
 
Imagem: arquivo Sieeesp
 
COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500