NOTÍCIAS

...

2º WORKSHOP DE DISLEXIA: SEGUNDO DIA HOJE!

Evento conta com mais de 2.600 inscritos e vai até amanhã, quarta-feira

Por Juan Alejandro

Já está a todo vapor o 2º WORKSHOP DE DISLEXIA, evento do SIEEESP em parceria com DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE e o Instituto Célia Godoy e que vai até amanhã nos canais do YouTube dos parceiros do evento.

Na cerimônia de abertura a Coordenadora do Departamento de Cursos do SIEEESP, Regina Stefano, a professora Celia Godoy e a professora Samantha Oliveira comentaram sobre a importância do Workshop e o quanto os pais que têm crianças com dislexia sofrem sem informação ou instrução adequada nas escolas. “Sem dúvida, uma grande oportunidade para refletir, dialogar e aprender mais sobre a Dislexia. Um encontro único, visando contribuir para o universo escolar”, diz Regina.

Com o primeiro tema da noite sendo a Dislexia e Alfabetização, a professora e diretora do Instituo NeuroSaber, Luciana Brites, abordou a importância da alfabetização e o sistema de ensino para crianças com dislexia. “Alfabetizar é ensinar a ler e escrever num sistema alfabético, é tornar alguém capaz de utilizar o alfabeto”. A especialista ainda destaca a importância de atividades com rima para crianças com dislexia. A rima trabalha o som e a forma como ele é produzido e processado. Músicas, poesias e jogos trabalham a rima, uma das habilidades mais importantes no processamento da estimulação da consciência fonológica.

 

 

Já a professora e especialista em Neuroaprendizagem e Desenvolvimento Humano, Ligia Pacheco, tratou sobre a Dislexia na sala de aula. Ela dá quatro instruções e diz que os professores devem ter empatia e serem mais repetitivos e pacientes com crianças com dislexias, pois se a criança não entendeu e ela pergunta é porque ela quer aprender.

- Evitar exercícios de fixação;

- Dar mais tempo e espaço;

- Usar linguagem clara e objetiva;

- Evitar constrangimento.

 

 

O tema seguinte do primeiro dia do Workshop, Dislexia: como o cérebro aprende, a professora e doutora Telma Pantano contou que o cérebro de crianças com dislexia apresenta um padrão de ativação neural mais difuso, com dificuldade em gerar associação do campo visual da leitura. Pode exigir mais atenção no recrutamento das palavras do que em estágios mais avançados de leitura, e tem necessidade de realizar um grande esforço mental. “Os dislexos não automatizam os processos de leitura escrita”, diz a doutora.

 

 

Já o professor e especialista em ensino de língua estrangeira, Rodrigo Guimaraes, dissertou sobre Dislexia e inglês: multissensorialidade como caminho, e o quanto os disléxicos tem potencial de aprendizagem no ensino do inglês. Segundo ele, existe uma falta de referencial fonético para superar as dificuldades de audição ou diferenciação visual, e assim reconhecer sons novos e incomuns. E com isso que se deva usar mais o multissensorial que seria os canais sensoriais de forma conjunta: visual, auditivo e cenestésico.

 

 

O 2º Workshop é transmitido pelo canal do SIEEESP no YouTube a partir das 18h30, até amanhã, dia 21: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

E pelo canal do DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0JpInqJbMQ0hIpmUKikljg/videos

 

Ainda dá tempo de se inscrever; para fazer a inscrição acesse o link: https://www.sympla.com.br/evento-online/workshop-de-dislexia/1667764?lang=PT

 

Confira a programação de hoje, 2º dia do evento:

 

 

Programação de amanhã, último dia do Workshop:

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500