NOTÍCIAS

...

ÚLTIMO DIA HOJE DA 2º SEMANA DA DISLEXIA

Ainda dá tempo de participar do último dia do workshop. Não perca e participe!

Por Juan Alejandro

No penúltimo dia do 2° WORKSHOP DE DISLEXIA, a mestre, doutora e fonoaudiólogaLuciana Marcilio, abordou o tema Dislexia: a importância do método fônico no processo de alfabetização, na qual um caminho bem estruturado leva à alfabetização. “Desenvolver habilidades metafonológicas facilita a organização ótima da circuitaria cerebral”, diz a especialista.

 

A neuropsicóloga e especialista em Transtornos de Aprendizagem, Cinthia Catellan, discorreu sobre a Dislexia: aspectos emocionais. Quando se trata de crianças com dislexias é necessário diminuir os fatores que levam uma situação que traga emoções negativas para o dislexo. Sendo assim, é importante que faça ao contrário, aumentar os fatores de situação de proteção para que os dislexos se sintam mais seguros e confiantes. “Sempre poderemos desafiar as crianças para dar o seu melhor no aspecto de comportamento, emoção e pensamento, mas respeitando os limites do dislexo”, conclui a especialista.

 

O tema seguinte do penúltimo dia do workshop, Dislexia em adultos, a psicóloga e especialista em neuropsicologia, Maria Inez Ocanã De Luca, abordou os sintomas apresentados em adultos como dificuldade com a leitura, leitura lenta, dificuldade em respeitar a vírgula e ponto, pular palavras na leitura, inverter palavras, queixar-se que as letras se mexem. “Além disso o processo de diagnóstico é exatamente o mesmo em qualquer idade, com somente atividades adaptadas a cada faixa etária”.

 

Já a mestre em educação e pedagoga Alexandra Amadio Belli, abordou A importância da estimulação das funções executivas na rotina de adolescentes e adultos com dislexia. No qual, ela diz que essas funções podem remediar na dificuldade de leitura de crianças e adultos dislexos. “O indivíduo precisa excluir estímulos distratores como sons do ambiente, realizar movimentos sequenciado com os olhos na hora de ler da esquerda para a direita, processando as letras”, diz a pedagoga.

 

O 2º WORKSHOP DE DISLEXIA, evento realizado pelo SIEEESP em parceria com DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE e o Instituto Célia Godoy.

O 2º Workshop é transmitido pelo canal do SIEEESP no YouTube a partir das 18h30, até hoje: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

E pelo canal do DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0JpInqJbMQ0hIpmUKikljg/videos

 

Ainda dá tempo de se inscrever; para fazer a inscrição acesse o link: https://www.sympla.com.br/evento-online/workshop-de-dislexia/1667764?lang=PT

 

Confira a programação de hoje:

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500