NOTÍCIAS

...

SUCESSO: 2º SEMANA DA DISLEXIA SE ENCERRA COM 2,7 MIL INSCRITOS

Evento contou com mais de 15 palestrantes, dentre educadores, especialistas e doutores, e com mais de 5 mil visualizações no canal do SIEEESP

Por Juan Alejandro

O 2° WORKSHOP DE DISLEXIA terminou ontem e foi um sucesso: mais de 2.700 inscritos e cerca de 5 mil visualizações no canal do SIEEESP no YouTube, e com 18 palestrantes no total, em diversos temas voltados para a dislexia como: A Importância do Método Fônico no Processo de Alfabetização, Aspectos Emocionais, Dislexia em Adultos, A Importância da Estimulação das Funções Executivas na Rotina de Adolescentes e Adultos com Dislexia, Dislexia e Alfabetização, Dislexia na Sala, entre outros.

E no ultimo dia da 2° SEMANA DA DISLEXIA, a mestre em Educação e Saúde, a pedagoga Roselaine Ponte de Almeida, falou de Dislexia: estratégias baseadas em evidências científicas em inclusão. Segundo a especialista, para essa inclusão se efetivar, é necessário fazer uma rede de apoio de todos os lados. “Políticas públicas que deem conta de subsidio para atuação prática, estratégias pedagógicas para a sala de aula, apoio e parceria das famílias para aproximar essas pessoas da escola, além de parcerias de profissionais da área da saúde e a gestão escolar, pois um aluno com dislexia ele é da escola inteira”, conclui Roselaine.

 

Logo em seguida, as especialistas educaçãoEliana Marques, Cristiane Romeiro e Adriana Pizzo falaram sobre a Dislexia e os jogos na intervenção, a ideia de jogos como ensino para dislexos. “Usar o método de jogos com dislexos desenvolve domínio do gesto, estruturação e orientação espacial, direção gráfica, noções de em cima e embaixo, utilização de linhas curvas em palavras e noção de antes e depois”, diz a especialista Eliana. Aos benefícios práticos dos jogos para a dislexia a especialista Adriana diz que : compreensão de fonemas, desenvolvimento do vocabulário, melhora da leitura e de seu entendimento. Além disso, atividades específicas para desenvolver a escrita e habilidades de memória e atenção fazem parte do processo de intervenção.

 

Já a professora e psicóloga Sylvia Ciasca falou sobre a Dislexia: o papel da escola, a importância de que a escola seja um local acolhedor para as crianças com dislexia, pois é no espaço educacional que deve ser proporcionado a inclusão desse aluno para que ele ganhe credibilidade no professor, onde o mesmo deve passar confiança através do seu comportamento. “Há necessidade de que o profissional da educação adote uma nova postura em relação ao processo ensino-aprendizagem das crianças com dificuldade na leitura e escrita, secundárias (ou não) à dislexia”, conclui a especialista.

 

No final do evento, a Coordenadora do Departamento de Cursos do SIEEESP, Regina Stefano, a professora Celia Godoy e a professora Samantha Oliveira reforçaram junto com a especialista Sylvia Ciasca, a grande oportunidade para refletir, dialogar e aprender mais sobre a Dislexia neste Workshop. Visando contribuir para o universo escolar.

 

O 2º WORKSHOP DE DISLEXIA, foi uma realização do SIEEESP em parceria com DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE e o Instituto Célia Godoy.

O evento foi transmitido pelo canal do SIEEESP no YouTube e pode ser acessado no mesmo: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

E pelo canal do DISLEXIA TDAH AMOR DE MÃE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0JpInqJbMQ0hIpmUKikljg/videos

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500