NOTÍCIAS

...

Olimpíada do Bicentenário da Independência abre inscrições para alunos de escolas públicas e particulares

Olimpíada tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a importância do marco e seus desdobramentos, que vão além do espectro histórico

A Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil está com inscrições abertas e alunos da rede pública e privada podem participar. Organizada pela UFMS, a competição é totalmente aberta e gratuita para os estudantes, que podem fazer a inscrição diretamente, sem a mediação da escola. 

Em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Olimpíada tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a importância do marco e seus desdobramentos, que vão além do espectro histórico. As questões das provas abordarão temas como  Literatura, Pintura, Matemática, História, Geografia, Geopolítica, Música, entre outras.

Junto ao Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Universidade participa da organização do banco de questões, produzindo, selecionando e montando as provas, além do plano de trabalho e organização logística da avaliação, junto à Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura. 

A diretora de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e coordenadora da ação, Lia Brambilla Gasques, estimula que os alunos participem. “Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, a Olimpíada  proporciona a estudantes e professores novas descobertas, lugares, ideias, técnicas e conhecimentos”.

As olimpíadas, de modo geral, têm estimulado os jovens a conhecer as ciências e tecnologias. “Algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante. A UFMS está cada vez mais atuante e participativa com o Ensino Básico”, destaca a coordenadora.

A competição é dividida em duas categorias: a Júnior, para alunos nascidos depois de 1º de janeiro de 2008; e a Sênior, para nascidos entre de 1º de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2007, desde que não estejam matriculados em um curso superior. A Olimpíada será dividida em quatro etapas, sendo que as fases iniciais serão on-line e a última etapa ocorrerá em Brasília, com transporte e hospedagem garantidos para os estudantes e responsáveis.

As inscrições devem ser realizadas pelo site e seguem até o dia 9 de outubro. Todos os participantes receberão certificados e a Olimpíada ainda prevê medalhas para os melhores colocados. Confira o regulamento para mais detalhes.

 

Imagem: divulgação

Link da matéria: https://www.ufms.br/olimpiada-do-bicentenario-da-independencia-abre-inscricoes-para-alunos-de-escolas-publicas-e-particulares/

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500