NOTÍCIAS

...

“Os professores estão impacientes e os alunos desmotivados”, afirma diretora

Após o longo período de ensino remoto, os estudantes apresentaram dificuldade em retomar a rotina dentro do ambiente escolar

O desafio das escolas em formar os estudantes no pós-pandemia foi a temática central da abertura do Fórum Nacional das Escolas Particulares, nesta terça-feira (11), durante a 7ª edição do Congresso Educa Week. Durante o painel, Maria Estela B. Zanini, diretora de convivência do Colégio Bandeirantes, ressaltou que “os professores estão impacientes e os alunos desmotivados”.

De acordo com a educadora, após o longo período de ensino remoto, os estudantes apresentaram dificuldade em retomar a rotina dentro do ambiente escolar, desde a retomada das aulas presenciais.

“O aluno teve dificuldade em chegar no horário, em abrir o material e sentar quando o professor vai começar a aula”, pontua. Ainda segundo a diretora, foi necessário ensinar novamente que a instituição de ensino tem regras baseadas em princípios.

“E diante disso tudo, o professor precisa ter paciência para lidar com esses desafios”, ressalta. E, por isso, Maria Estela reforça a importância de ter um olhar atento também para esse educador.

“A escola precisa ser um espaço de escuta para os alunos e também para os professores. O professor está precisando de um olhar diferenciado da gestão escolar”, pontua.

Maria Estela lembra ainda que, uma criança que terminou o Ensino Fundamental 2 antes da pandemia, praticamente começou o Ensino Médio durante o ensino remoto, durante o período de isolamento social, o que acabou prejudicando o desenvolvimento desses alunos.

“O aluno do 2º ano do Ensino Médio está imaturo, o que deixa o professor mais impaciente”.

Como lidar com os alunos desmotivados?

Confira as sugestões da educadora para enfrentar o atual cenário com alunos desmotivados e retomar a rotina escolar:

  1.   Pensar e propor estratégias motivadoras, que proporcionem uma aprendizagem com significado
  2.   Rediscutir e combinar regras
  3.   Ter paciência para lidar com a falta de maturidade dos alunos
  4.   Abrir espaço de escuta e diálogo
  5.   Propor metodologias ativas
  6.   Desenvolver um clima escolar positivo
  7.   Reforçar a parceria com as famílias
  8.   Planejar estratégias para corrigir o déficit de aprendizagem

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://escolasexponenciais.com.br/exnews/os-professores-estao-impacientes-e-os-alunos-desmotivados-afirma-diretora/

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500