NOTÍCIAS

...

Inep publica cartilha de redação para os participantes do Enem

Documento traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na página da internet a Cartilha do Participante: A Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022.

O material traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção, além de conter amostras comentadas de textos que receberam pontuação máxima (mil pontos) na edição de 2021 do exame nacional.

De acordo com o documento, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da sua formação.

A nota poderá chegar a mil pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Já o processo de correção é monitorado em todas as etapas e segue de forma rigorosa os parâmetros estabelecidos pelo instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Os profissionais selecionados atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Também é necessária experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

O Enem 2022 será aplicado em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas, em todos o país. O tema da redação será o mesmo para as duas versões: impressa e digital. A redação da versão digital do exame será realizada em material impresso.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://noticias.r7.com/educacao/inep-publica-cartilha-de-redacao-para-os-participantes-do-enem-17102022

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500