NOTÍCIAS

...

USP muda convocação de alunos aprovados via Enem para cursos universitários

Determinação vale a partir deste ano para o ingresso em 2023; candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest

A USP (Universidade de São Paulo) aprovou a implantação de um novo sistema de entrada de novos alunos para os cursos de graduação via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A decisão foi tomada em reunião realizada ontem, dia 20 de outubro, pelo Conselho de Graduação.

A determinação vale a partir deste ano para os novos estudantes de 2023. Os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) a partir das notas que obtiverem nas provas do exame nacional.

Até o ano passado, a USP utilizava o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ligado ao MEC (Ministério da Educação), para selecionar os estudantes.

O objetivo é possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa se matricular juntamente com os estudantes que conseguiram notas pela Fuvest, sem depender do sistema e do calendário do Sisu.

Nos próximos dias, será divulgado um editar com a definição do calendário para que os estudantes se inscrevam no Enem-USP.

Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.169 vagas para candidatos EP; e 1.088 para EP/PPI.

Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.

De acordo com a resolução nº 7.373/2017, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://noticias.r7.com/educacao/usp-muda-convocacao-de-alunos-aprovados-via-enem-para-cursos-universitarios-21102022

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500