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PRIMEIRO DIA DA 1ª JORNADA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA NOVOS TEMPOS

Não perca tempo e inscreva-se o evento só vai até hoje e conta com mais de 1.400 inscritos

Por Juan Alejandro

O inédito1ª JORNADA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS, evento do SIEEESP em parceria com Dislexia TDAH Amor de Mãe e o Instituto Célia Godoy visa debater a educação como processo de sociabilização e aprendizagem é um direito de todos.

Na cerimônia de abertura a Coordenadora do Departamento de Cursos do SIEEESP, Regina Stefano, e a professora Samantha Oliveira, comentaram sobre a importância do evento inédito que é trazer a prática de como trabalhar com criança autista dentro da sala de aula nesses novos tempos. “Precisamos rever nossas práticas, ferramentas, e como iremos aplicar em sala de aula, pois muito se fala em teoria mas às vezes professores, pais, mantenedores não sabem colocar em ação”, diz a professora Samantha.

O primeiro tema da noite foi Na Realidade Escolar: inclusão ou acomodação?, a professora e especialista, Irene Maluf, abordou sobre as escolas que adotam o conceito de inclusão e acomodação para alunos com NEE.

O que são necessidades educativas especiais (NEE)?

Segundo a especialista, consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio emocional. Assinale-se que estas condições podem ser permanentes ou temporárias.

Neste sentido, é necessário reconhecer a estes estudantes igualdade de direitos para que possam participar em todas as esferas da vida académica com sucesso.

“Primeiro precisamos entender que a inclusão social não começa nas escolas e sim na sociedade”, diz a professora e para que isso se torna um ambiente inclusivo precisamos de práticas inclusivas.

 

Já o doutor e psiquiatra Bruno Duarte tratou sobre TDAH: conhecer para incluir, no qual ele explica e mostra por imagens do cérebro ao decorrer das idades as diferenças entre uma criança com e sem TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo o doutor, um dos erros mais comuns em salas de aula é em relação ao tempo de atenção de cada aluno com TDAH. “Aulas longas precisam ser fragmentadas em vários momentos, pois precisam ter aulas mais diretas e reforçadoras”.

Segundo o doutor, é valido considerar também que cada criança é um indivíduo único. Por isso é importante não confundir comportamento de TDAH com atitudes que correspondem a personalidade da pessoa. Pais e educadores devem estar atentos e informados sobre o que é exatamente o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

 

Já com a mestra em Neuroeducação Ligia Pacheco falou sobre o tema PRATICAS PARA ATIVAR AS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE ESTUDANTES ATÍPICOS, no qual segunda ela crianças com desenvolvimento atípico são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual e transtornos na aprendizagem. Segundo ela, uma das melhores maneiras de executar função executiva é a aprender a tabuada de uma forma que não se torne “piloto automático”. “As crianças atípicas podem usar os dicionários também como ferramenta, por exemplo, copiar 10 palavras do dicionário e seus significados e depois escrever um texto ou conversar usando as palavras escolhidas”. Jogos e atividades, como jogo da memória, cartas e tabuleiros são ótimos como ferramentas para crianças.

 

A 1ª JORNADA é transmitido pelo canal do SIEEESP no YouTube a partir das 18h: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

Ainda dá tempo de se inscrever; para fazer a inscrição acesse o link: https://bit.ly/3dKGXtv

Confira a programação de hoje:

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R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500