NOTÍCIAS

...

As principais dicas de professores para quem vai fazer as provas do Enem

Em Caxias do Sul, 2.190 estudantes se inscreveram para a realização das provas, que ocorrem nos próximos dois domingos

De olho no futuro, as datas de 13 e 20 de novembro estão há muito tempo reservadas na agenda de estudantes do Ensino Médio.  Nos próximos dois domingos,  146.784 candidatos gaúchos estão aptos a fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Destes, cerca de 41 mil têm 18 anos e 68 mil inscritos declararam que já completaram o Ensino Médio, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

No dia 13, o candidato vai responder a 45 questões — sendo 40 de português e cinco de inglês ou espanhol — 45 de ciências humanas e a "temida" por muitos redação. Em 20 de novembro, o estudante vai resolver 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Para o aluno fazer uma boa prova é necessário tomar alguns cuidados nos dias que antecedem o exame e dedicar-se a aprender ao invés de decorar. Professores especialistas em pedagogia e cursos pré-vestibulares de Caxias dão as principais dicas e ainda palpitam sobre qual deve ser o tema da redação deste ano.

Durante a última semana

Nos últimos dias, a orientação do  professor de Português e Literatura Felipe Zobaran é retomar os assuntos mais tradicionais de cada área, inclusive observando provas anteriores. 

— O Enem é uma prova de habilidades e competências e não de conteúdos isolados. Então, não adianta estudar por decoreba ou exagerar nos resumos agora. Por isso, dormir bem, descansar e alimentar-se com saúde é essencial para essa semana, pois a prova será longa e demandará muito raciocínio no dia — destaca.

De acordo com o professor, o estudante terá que eliminar as respostas que achar erradas para ganhar tempo.

— É sempre bom lembrar que a prova toda é formada por textos-base, um em cada questão, então acaba sendo um grande exame de leitura, em todas as áreas. Ajuda bastante pensar em eliminar alternativas absurdas e buscar formar frases coesas entre a ordem de cada questão e a alternativa que o candidato acha que está correta. Atenção ao texto-base e às palavras-chave do comando. 

A diretora pedagógica e professora de cursos pré-vestibular Morgana Larissa Säge, chama a atenção para que o foco do aluno se direcione  àquilo que ele tem mais medo: o erro.

— O aluno deve se concentrar em revisar, se importar mais com as questões que normalmente erra. O erro é amigo dele. Deve ser o momento mais importante para que ele possa corrigir mentalmente algum raciocínio equivocado.

 A “temida” redação  

Considerada a maior dor de cabeça por muitos alunos, a redação vai estar presente no primeiro domingo de provas. O tema é sempre uma surpresa e o candidato deve estar atento aos principais assuntos da atualidade para não se dar mal.  O professor de redação de cursos pré-vestibular,  Bruno Misturini, acredita que o tema deste ano seja um problema social.

— Sempre há muita expectativa quanto ao tema da redação, em qualquer processo seletivo. No caso específico do Enem, partimos de uma certeza: será um problema social. Ao longo do texto, que deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, o candidato deve refletir sobre possíveis causas e consequências da problemática. O foco do aluno deve estar na estrutura da redação. 

A professora Morgana considera importante o aluno estudar temas como ameaças à preservação das florestas, o combate à fome, o consumo de cigarros eletrônicos pelo jovens e a situação de pessoas de rua.  Mas a principal aposta da professora também é o eixo social. 

— Eu acredito que o foco esteja voltado para a infância e adolescente. Por isso, uma das minhas apostas é que o tema será o combate ao bullying no ambiente escolar.

O que não fazer 

O professor  Felipe alerta o estudante para não deixar a redação para o final, nem as questões que envolvam textos longos.

— Ao fim da prova, o raciocínio interpretativo estará cansado. Então, é bom lembrar que a redação vale muitos pontos e precisa ser priorizada.

Desmotivação e desconfiança não podem fazer parte da rotina do estudante, segundo a professora Morgana.

— Não pode deixar de acreditar em si mesmo, no seu processo, na sua dedicação. Cada estudante sabe do seu processo de estudo, do que abdicou e de quanto se esforçou nesse período.

As principais dificuldades encontradas por alunos e professores ainda são os reflexos deixados pela covid-19. O professor Bruno acredita que a pandemia trouxe lacunas na formação de conteúdo de base das escolas e foi difícil manter rotinas de estudos. 

— Trata-se de um novo tipo de aluno, que se frustra mais ao não ver resultados de crescimento rápido e reluta a continuar tentando. O trabalho de professor está mudando bastante por isso, o aspecto emocional dos estudantes é diferente.

Não se perca na hora

Os alunos devem acompanhar o local das provas pelo site do Inep. Os portões fecham às 13h. Não será permitida a entrada depois disso. É obrigatório apresentar um documento com foto e  caneta esferográfica de tinta preta. No primeiro domingo, os candidatos vão ter 5h30min para concluir as questões objetivas e realizar a redação. Já no segundo domingo, a duração é de 5h, com término previsto para as 18h30min.  Os resultados devem ser divulgados a partir do dia 23.

Em Caxias, 2.190 alunos se inscreveram para realizar o Enem 2022, conforme a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). Número bem inferior aos 4.620 do ano passado. Algumas escolas ainda não divulgaram o número, segundo a 4ª CRE. Em todo o país, 3.396.632 inscrições foram confirmadas pelo Inep. Este é o segundo ano com menor número de candidatos, desde 2009, quando a prova começou a ser usada para seleção em algumas das universidades públicas do país.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2022/11/as-principais-dicas-de-professores-para-quem-vai-fazer-as-provas-do-enem-cla764gs4008h014uv5w1iseo.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500