NOTÍCIAS

...

Faltei no primeiro dia do Enem, vale a pena ir no segundo?

Para a maioria dos casos a resposta é sim - especialmente para os candidatos contemplados com a isenção da taxa

O primeiro dia do Enem 2022 aconteceu no último domingo (13) e quase um milhão de inscritos não compareceram à prova. Seja por um imprevisto, por atraso ou qualquer outra razão, é comum que os faltantes se perguntem: vale a pena fazer o segundo dia de prova?

O GUIA DO ESTUDANTE foi atrás de uma resposta. Conversamos com Vinícius Haidar, gerente de avaliações e pré-universitário no sistema de ensino SAS, que esclareceu em quais situações vale o esforço de fazer o segundo dia do Enem mesmo tendo faltado no primeiro. E spoiler: em quase todos os casos vale a pena!

"Independentemente do motivo é recomendado fazer o segundo dia de prova, seja porque perdeu a prova por conta de horário ou por falta de documento", explica Vinícius logo de cara.

Entenda melhor o conselho!

Treino nunca é demais

O professor defende que comparecer à segunda prova é um jeito de treinar para outros vestibulares e também para outras possíveis vezes que for realizar o Enem. "Você já está inscrito de qualquer forma, então é um jeito de treinar e conhecer a prova e, assim, ganhar experiência". A dica vale especialmente para quem nunca fez o exame antes.

Os candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição no Enem tem mais um motivo ainda para comparecerem ao segundo dia. Isso porque os isentos faltantes só podem requerer novamente a isenção no próximo ano se justificarem o motivo da ausência. A justificativa precisa ser feita no ato da nova inscrição e o MEC analisará o pedido.

E é claro que justificar a ausência em apenas um dia é mais fácil do que justificar nos dois - ainda mais se não houver motivo plausível para falta no segundo dia.

Clicando aqui, você confere as regras e quais justificativas são aceitas pelo MEC. 

O único caso em que Vinícius Haidar recomenda não ir ao segundo dia de prova é quando o candidato está doente, especialmente com alguma doença infecciosa. Nestas situações, ele poderá, inclusive, pedir a reaplicação da prova em outra data.

O edital do Enem determina que o candidato pode pedir reaplicação em duas situações: em caso de doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos, como falta de energia no local de prova e alagamento.

No segundo caso, é possível pedir a reaplicação dos dois ou de apenas um dia e, por isso, é imprescindível que o candidato compareça no dia em que não enfrentou estes problemas.

Então se foi o seu caso, nada de faltar na prova deste domingo (20)!

E como fica o Sisu, o Prouni e o Fies?

Está se perguntando se fazer o segundo dia de Enem ainda te daria uma chance de concorrer a uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)?

Bem, infelizmente não. Isso porque todos estes programas exigem que o candidato tenham alcançado uma nota maior que zero na redação. E considerando que a prova de redação é aplicada no primeiro dia de Enem, quem comparece apenas ao segundo automaticamente fica de fora.

Ainda que não existisse essa regra, com a nota zero nas três provas aplicadas no primeiro dia - Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação - ficaria difícil ter uma média competitiva para concorrer aos programas.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem-2022/faltei-no-primeiro-dia-do-enem-vale-a-pena-ir-no-segundo,35b1c3dbf8521a0e6ef4f54596d5f1630yqhm947.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500