NOTÍCIAS

...

Fuvest 2023: confira gabarito oficial e comentários das provas da 1ª fase do Vestibular

1ª fase do Vestibular Fuvest 2023 teve 13,8% de abstenção

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aplicou ontem, 04 de dezembro, a primeira fase do Fuvest 2023. Abstenção foi de 15.835, que significa 13,8% em relação aos 114.434 candidatos inscritos. 

O gabarito oficial da 1ª fase já foi divulgado. Confira:

Prova e Gabarito Fuvest 2023

A primeira etapa do maior vestibular do Brasil contou com questões objetivas de conhecimentos gerais. Para Anderson Rodrigues, Diretor Pedagógico da Oficina do Estudante, o processo seletivo trouxe temas atuais, como população negra no mercado de trabalho, voto feminino e racismo. 

O diretor ainda destacou o caráter conteudista da prova, com elementos interpretativos, gráficos, tabelas e reações químicas. 

De acordo com o diretor, as disciplinas não estavam bem divididas dentro do exame, com questões misturadas dentro do processo seletivo, sem uma grande divisão de matérias. 

Português

As questões de Português da Fuvest 2023 exploraram as obras Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade, Mensagem, de Fernando Pessoa, e Angústia, de Graciliano Ramos. 

Essas obras foram cobradas, tendo em vista o conhecimento do conteúdo dos referidos livros, mas também a partir de uma relação interdisciplinar com História e Geografia. 

As questões de Gramática trouxeram conteúdos como verbos (em relações semânticas e na sua forma pronominal), sintaxe e figuras de linguagem. O comentário é do professor Reginaldo Leite, do Oficina. 

História

Para o professor Marcos Vinícius de Moraes, a prova foi marcada pela interpretação de texto. Temas sociais marcaram presença, como voto feminino, indígenas e mulheres negras no mercado de trabalho. 

Embora ela seja uma prova de primeira fase menos conteudista clássica de Fuvest, não significa que ela está mais fácil. Ela está mais complexa porque a prova dialoga com várias disciplinas, tem uma carga interpretativa e interdisciplinar muito grande e as respostas são bem diretas e curtas. - Rodrigo Fulgêncio, diretor Executivo do Poliedro Educação

Geografia

Rodrigo Fulgêncio destacou os enunciados que misturaram interpretação, charges, gráficos e pirâmide etária. Para o professor Daniel Simões, do Oficina, a prova teve uma boa distribuição entre questões de geografia, física, humanas e temas de atualidades.

Inglês

A surpresa é a similaridade com a prova do ano anterior. Na questão 35 da prova do caderno B, a pergunta repete um texto que já caiu na Unicamp em 2019, com abordagem similar, o que não é muito comum da Fuvest.

Fulgêncio ainda destaca os textos da prova, com questões que geram ar de interdisciplinaridade, como a questão 70, em relação a física e questão 75, em relação química, mas de maneira geral, uma excelente prova.

Biologia

Gustavo Camacho, do Oficina, considerou a prova pouco abrangente e de dificuldade moderada. Apareceram questões de ecologia, parasitologia, genética e fisiologia humana. O professor ainda enfatizou a falta das questões de citologia e zoologia, tradicionais da Fuvest. 

Química

A prova da Fuvest trouxe questões de assuntos recorrentes na 1ª fase, como reações orgânicas, gases e pH. Tathiana Guizelini, professora do Oficina, ainda ressaltou a exigência de leitura e interpretação de gráficos, além do conhecimento químico.

Somente duas questões, uma de gases e outra de estequiometria, exigiu cálculo. Também houve questões trazendo o contexto da química ambiental, além da interdisciplinares com Inglês, Física e Biologia. A questão mais exigente da prova foi a de gases. - Tathiana Guizelini

Física

Para o professor Rodrigo Araújo, do Oficina, a prova manteve um padrão semelhante aos anos anteriores. O exame abordou quatro exercícios de mecânica, dois de eletricidade, um de óptica e uma questão temática sobre radiações ionizantes.

Física também esteve presente em questões de outras disciplinas, como Química e Inglês, também abordavam temas como termodinâmica e conversões de energia.

Além disso, Rodrigo Fulgêncio, do Poliedro, destacou que a prova se aproximou do modelo Enem, mas ainda assim cobrando temas clássicos e exigindo um bom raciocínio interpretativo, analítico e de base de conteúdo dos alunos.

Matemática

A prova de Matemática continuou na tendência de se aproximar do estilo do Enem, com questões mais contextualizadas. O comentário é do diretor Rodrigo Fulgêncio, que ainda destaca que:

As questões são um pouco menos complexas do que historicamente é a Fuvest, porém diferente do Enem, os enunciados são mais diretos, mais simples e mais claros, mesmo que contextualizados.

Gabarito

A Fuvest já divulgou os cadernos de prova da primeira fase e o gabarito oficial do Vestibular, confira aquiAlém disso, o Oficina do estudante fez a correção extraoficial comentada do exame. Ela pode ser acessada por este link

Resultados

O resultado da primeira etapa será liberado no dia 16 de dezembro. As provas desta fase serão aplicadas nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. A lista dos aprovados no Vestibular 2023 da Fuvest será divulgada no dia 30 de janeiro.

Os estudantes selecionados deverão se matricular entre os dias 31 de janeiro e 06 de fevereiro. A segunda chamada será publicada no dia 10 de fevereiro, com matrículas nos dias 13 e 14 do mesmo mês. 

 

Imgame: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/fuvest-2023-confira-gabarito-oficial-e-comentarios-das-provas-da-1-fase-do-vestibular/353941.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500