NOTÍCIAS

...

Estão abertas as inscrições para a modalidade Enem USP

Interessados devem acessar o site da Fuvest até o dia 11 de janeiro para concorrer a 2.917 vagas  na universidade

Os estudantes interessados em estudar na USP (Universidade de São Paulo) podem usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingressar. As inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro de 2023 e devem ser feitas pelo site da Fuvest. Os candidatos disputam uma das 2.917 vagas disponíveis na modalidade. A taxa de inscrição é de R$ 10.

Podem se inscrever os estudantes que já concluíram o ensino médio ou estejam em fase de conclusão. Candidatos com diploma superior que fizeram o Enem em 2022 também podem participar.

Têm direito a isenção de taxa de inscrição os candidatos inscritos na Fuvest 2023; aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras (categorias EP-L1 e PPI-L2) e os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Como escolher o curso no sistema Enem USP

Como informado pela USP, os candidatos podem concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais. Caso mude de ideia sobre os cursos escolhidos, ainda será possível alterar as opções de cursos dentro da área do conhecimento escolhida no período de 13 a 15 de fevereiro de 2023.

Das 2.917 vagas oferecidas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de ampla concorrência, 1.233 para estudantes EP (escola pública) e 1.085 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas). Todos os inscritos concorrerão primeiramente às vagas oferecidas para ampla concorrência (AC). O candidato que também pretende concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas deve informar na inscrição conforme as modalidades a seguir:

Escola Pública (EP-L1) – candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

Escola Pública (EP-L3) – candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L2) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L4) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

O candidato deve informar a intenção de concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas no momento da inscrição, depois não será mais possível.

Como será a seleção

A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2022. Primeiro serão preenchidas as vagas destinadas à ampla concorrência; depois as vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, nas categorias escola pública (L1 e L3); a seguir serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição, também, para as vagas PPI, nas categorias PPI (L2 e L4).

O candidato concorrerá apenas com aqueles que tenham optado pelo mesmo curso e período no processo seletivo Enem USP 2023, mas a pontuação final poderá variar para cada curso conforme estabelecido pelas unidades da USP e informado no edital.

As listas de aprovados estarão disponíveis no site da Fuvest por meio de chamadas conforme o cronograma, até o preenchimento de todas as vagas. O candidato aprovado deverá estar atento às etapas de matrícula virtual e de confirmação para ter seu direto à vaga. Os documentos exigidos para a matrícula estão relacionados no edital do Enem USP 2023.

A matrícula na vaga PPI (para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos) somente será confirmada após validação da autodeclaração de raça por uma comissão de heteroidentificação do Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP. O objetivo é garantir que os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas tenham a segurança de que a sua vaga está garantida e evitar fraudes.

CRONOGRAMA:

9 de dezembro de 2022 a 11 de janeiro de 2023 – Período de inscrições com escolha de uma área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) ou Ciências Humanas e Sociais (H) e opção de até três cursos dentro da área escolhida

11 de janeiro de 2023 – Data-limite para pagamento da taxa de inscrição
13 a 15 de fevereiro de 2023 – Prazo para eventual alteração das opções de curso dentro da área do conhecimento na inscrição (neste link)
17 de fevereiro – Divulgação do resultado da primeira chamada
22 a 27 de fevereiro (até as 12 horas) – Primeira etapa da matrícula virtual para candidatos convocados na primeira chamada
1º de março – Divulgação do resultado da segunda chamada
2 e 3 de março (até as 12 horas) – Primeira etapa da matrícula virtual para candidatos convocados na segunda chamada
1º a 3 de março (até as 17 horas) – Declaração de interesse de vaga para adesão à lista de espera do Enem-USP 2023
6 a 8 de março (até as 16 horas) – Etapa obrigatória de confirmação de matrícula para convocados em primeira e segunda chamadas
10 de março – Divulgação da classificação da lista de espera
13 de março – Divulgação da primeira chamada da lista de espera
14 e 15 de março (até as 12 horas) – Primeira etapa da matrícula virtual dos estudantes da primeira chamada da lista de espera
20 de março – Divulgação da segunda chamada da lista de espera
21 a 22 de março (até as 12 horas) – Primeira etapa da matrícula virtual dos estudantes da segunda chamada da lista de espera
27 de março – Divulgação da terceira chamada da lista de espera
28 e 29 de março (até as 12 horas) – Primeira etapa da matrícula virtual dos estudantes da terceira chamada da lista de espera
3 a 5 de abril (até as 16 horas) – Etapa obrigatória de confirmação de matrícula para convocados em primeira e terceira chamadas da lista de espera

Enem USP

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.

A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via Sisu, que muitas vezes demorava mais de um mês para a seleção, conforme explicou Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação da USP, em entrevista à Rádio USP. Além disso, o novo sistema vai permitir preencher todas as vagas disponíveis, já que o controle das chamadas e da lista de espera ficará a cargo da Fuvest.

Para ingresso em 2023, além das 2.917 vagas pelo sistema Enem USP, a USP oferece 8.230 vagas pelo vestibular da Fuvest, totalizando 11.147 vagas para novos alunos.

 

Imagem: aquivo Sieeesp

Link da matéria: https://noticias.r7.com/educacao/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-modalidade-enem-usp-09122022

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500