NOTÍCIAS

...

Férias escolares afetam o sistema de aprendizagem, diz pesquisa

Estudo diz que alunos têm prejuízo em matemática e leitura ao retornar das férias
O período de férias escolares é um momento de buscar entretenimento e muita diversão para as crianças. Durante os dias longe das salas de aula, tudo o que os pequenos querem é aproveitar o dia com os amigos, com a família, jogar videogame, curtir a piscina e voltar cheios de histórias para contar aos colegas. Porém, é preciso ter atenção para não deixar as crianças tão desconectadas das aulas, pois poderão ter prejuízos no sistema de aprendizagem.
 
Uma diferença de desempenho entre estudantes de baixa renda e os de renda mais alta pode ser atribuída às diferenças de desaceleração do aprendizado durante os períodos de férias, ou seja, chega na frente não apenas quem aprende mais, mas quem "desaprende" menos, pontua um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Férias afetam o sistema de aprendizagem

De acordo com dados da National Summer Learning Association (NSLA), a cada mês de férias, crianças "desaprendem" cerca de 10% do que sabiam em Matemática. Em leitura e escrita, o prejuízo é maior em crianças de baixa renda: elas perdem o equivalente a até 15% de desenvolvimento dessas habilidades.
 
Conforme a pesquisa explica, “o resultado da interrupção de aprendizagem durante esse tempo de descanso provoca uma diminuição do desenvolvimento intelectual”. Porém, crianças em famílias com maior poder aquisitivo aumentam essas competências durante esse período, segundo os dados da NSLA.
 
Ainda de acordo com dados da pesquisa, até o quinto ano do ensino fundamental os alunos de famílias de baixa renda acumulam um atraso de desenvolvimento de até três anos em relação aos estudantes de famílias de renda mais alta.

Bolsas de estudo para escolas

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, tem bolsas de estudo para todas as etapas de educação, do ensino infantil ao ensino superior. As bolsas de estudo dão desconto nas mensalidades durante todo o ano letivo e após a conclusão não é preciso pagar mais nada. Há bolsas de estudo para as melhores escolas do país. Mas a procura é grande, então não deixe para depois e garanta agora mesmo uma bolsa de estudo!
 
 
Imagem: Jornada Edu
 
COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500