NOTÍCIAS

...

Mentoria: grupos de estudos para gestores em 2023 no SIEEESP

Considerando a importância de seu papel na comunidade escolar, o SIEEESP propõe um trabalho com gestores direção e coordenação pedagógica, em parceria com Prof. Dr. João Carlos Martins

Frente às situações conflituosas, sejam de ordem interna ou externa, confrontadas no dia a dia, o gestor necessita analisar a complexidade de seu papel para melhor compreender a dinâmica da realidade escolar, que apresenta diversidade de olhares e interpretações, e tomar decisões que sejam as mais assertivas possíveis. Sua função, geralmente, muito solitária, requer estratégias de atuação com autoridade e liderança, habilidades e competências e de um perfil apropriado para se posicionar frente a essa realidade, inclusive reconhecendo a heterogeneidade de suas equipes que necessitam de atendimento apropriado.

Considerando a importância de seu papel na comunidade escolar, o SIEEESP propõe um trabalho com gestores direção e coordenação pedagógica, em parceria com Prof. Dr. João Carlos Martins tendo como pauta:

– Temas específicos da função para reflexão, análise e discussão geral e em grupos que envolvam o exercício da liderança, autoridade, habilidades e competências de um gestor.

– Propostas de temas comuns trazidos pelos participantes e que façam parte do seu trabalho cotidiano.

OBJETIVOS

– Colaborar com a performance dos gestores – que geralmente cuidam dos seus times e esquecem de ter momentos para o seu fortalecimento – e oferecer oportunidades fora dos muros das escolas.

– Abrir espaço para discussões que envolvam teoria e prática para ampliar o conhecimento e novas perspectivas na função.

– Trabalhar com gestores em uma escuta ativa, com a presença de diretores e coordenadores pedagógicos, estabelecendo relações básicas entre eles para a efetivação de tarefas conjuntas;

– Possibilitar trocas de experiências na função que é exercida no espaço escolar.

ESTRATÉGIAS

– Encontros mensais – ao longo do ano – com início em fevereiro até junho e de agosto até novembro.

– Uma agenda será construída com o grupo de participantes para os encontros itinerantes, isto é: a realização de visita nas realidades diversas; alguns encontros serão on-line e outros no Sindicato.

– Quanto aos encontros itinerantes: cada gestor abrirá as portas de sua escola para que os demais participantes conheçam sua realidade, sendo também o local onde se dará a reunião do grupo.

As vagas serão limitadas.

1- 28 de março – interação do grupo, metas de trabalho e o Olhar para os desafios da Gestão Educacional.
2- 25 de abril – O cenário educacional de 2023 – metas institucionais.
3- 30 de maio – O espaço educador – a pedagogia e o espaço físico (com visita)
4- 27 de junho – A comunicação escolar e o olhar para o segundo semestre.
5- 29 de agosto – Caminhos financeiros da instituição – saúde e equilíbrio financeiro.
6- 26 de setembro – Rematrículas e Marketing
7- 31 de outubro – As diferentes realidades e os desafios para 2024. (com visita)

Mais informações e inscrição aqui.

 

Link da matéria: https://www.fenep.org.br/eventos/mentoria-grupos-de-estudos-para-gestores-em-2023-no-sieeesp/

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500