NOTÍCIAS

...

Resultado do Enem 2022 é divulgado; saiba como acessar

Ministério da Educação antecipou a liberação das notas para facilitar acesso ao Sisu

O resultado do Enem 2022 foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 9. Inicialmente, a previsão era que a liberação das notas acontecesse apenas na segunda-feira, 13 A decisão de antecipar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio se deu para facilitar o acesso dos estudantes ao Sisu.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem 2022:

Onde ver o resultado do Enem 2022? 

Para acessar o boletim com o resultado do Enem 2022, o aluno deve acessar a Página do Participante, fazer o login utilizando o CPF e a senha cadastrados no sistema.

 

Quando sai o resultado para treineiros?

Já o resultado dos treineiros e vista pedagógica serão divulgados 60 dias depois da 1ª divulgação, ou seja, no dia 10 de abril.

 

Como saber a nota da redação?

A nota da redação será divulgada junto da nota das provas, nesta quinta-feira, 9. No texto, serão avaliadas cinco competências. São elas:

  1. Domínio da norma culta da língua escrita.
  2. Compreensão da proposta da redação.
  3. Coerência do texto.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos.
  5. Proposta de intervenção para o problema abordado.

Quem desejar acessar o espelho da redação do Enem 2022, com os detalhes das correções, deve esperar 60 dias. A data da divulgação dos espelhos é a mesma da prova dos treineiros.

 

Como saber se passei no Enem 2022?

No Enem não há lista de aprovados. A nota obtida na prova pode ser utilizada para o ingresso em universidades, mas não garante a vaga. Os estudantes devem ficar atentos às instituições que usam o Enem para participar da seleção, que dependerá da nota mínima dependendo de cada curso.

 

Como calcular a média?

Para calcular a média do Enem, é preciso somar as notas obtidas nas quatro provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e na redação. Depois de somar, o resultado deve ser dividido por 5.

 

Como usar as notas do Enem?

A nota do Enem pode ser usada para ingressar em universidades e faculdades públicas ou particulares. Confira os programas de acesso ao ensino superior que estão disponíveis, e saiba como fazer a inscrição.

Sisu

Com as notas do Enem 2022, é possível fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas. As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro, e os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

Prouni

Já os estudantes que desejam ingressar em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com bolsas integrais de 100% ou parciais, com 50% de desconto, devem fazer a inscrição de 28 de fevereiro a 3 de março. Os resultados serão divulgados  de 7 a 16 de março na 1ª chamada, e 21 a 30 de março na 2ª chamada.

Fies

Também é possível usar a nota do Enem 2022 no Fies, programa que paga parte das mensalidades em universidades privadas, desde que o aluno quite o financiamento após a formatura, e com juros que dependem da renda familiar do candidato. As inscrições vão de 7 a 10 de março, e os resultados saem em 14 de março.

Vestibulares

A nota do Enem também pode ser utilizada para entrar em universidades particulares nacionais e internacionais (http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36030), como em 50 universidades de Portugal, por exemplo.

Os pré-requisitos para os programas de acesso ao ensino superior Sisu, Prouni e Fies estão listados no site do MEC.

 

Como foram as provas?

As provas do Enem 2022 foram aplicadas em dois domingos, dias 13 e 20 de novembro de 2022, em mais de 1,7 mil municípios para cerca de 2,5 milhões de estudantes. 

 

Gabarito do Enem 2022

O gabarito do Enem 2022 oficial foi disponibilizado em 23 de novembro de 2022. Para consultar, basta acessar o site do Inep e selecionar a opção correspondente ao caderno e ao dia da aplicação da prova.

 

Imagem: arquivo Sieeesp

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/resultado-do-enem-2022-e-divulgado-saiba-como-acessar,051e8996ea22d57a2efe716e8329ca10ncd2cwmi.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500