NOTÍCIAS

...

Sisu, Prouni, Fies e cursos técnicos: o que fazer com minha nota do Enem

O Correio elaborou um guia para ajudar você a tomar as melhores decisões com a sua nota do Enem

Com a possibilidade dos mais de dois milhões de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado, consultarem nesta quinta-feira (9/2) seu desempenho na prova, surge a pergunta: o que fazer com a minha nota?

De fato, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Por meio do desempenho do candidato, é possível concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil por meio do Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu).

O Enem também pode ser uma oportunidade para que a população de baixa renda preencha uma vaga em faculdades particulares. O exame, também, pode ser utilizado como porta de entrada para universidades de outros países.

Engana-se, no entanto, quem pensa que o Enem é utilizado apenas para quem quer fazer um curso universitário. Isso porque as notas do exame podem ser usadas para entrar em um curso técnico.

Diante das tantas possibilidades de usar a nota do Enem, o Correio elaborou uma explicação para cada uma. A expectativa é que, assim como a redação que você preparou para o exame, o texto deste guia servirá como um apoio para que seja elaborada uma proposta de intervenção social. Ou melhor, para que você elabore uma intervenção em sua vida!

Criado há 13 anos pelo Ministério da Educação, o Sisu é responsável por selecionar candidatos a vagas das principais universidades públicas brasileiras. Para este ano, o Sistema de Seleção Unificada abrirá inscrições para seleção entre os dias 16 e 24 de fevereiro. 

Baseada nas avaliações do candidato no Enem, a entrada em curso superior por meio do Sisu é feita por meio do preenchimento da chamada nota de corte, que nada mais é do que uma pontuação necessária para ser selecionado para o curso. Essa tal nota é calculada por meio de uma média entre os candidatos inscritos em determinado curso.

Ou seja, cursos mais concorridos oferecem uma nota de corte maior do que áreas menos concorridas. Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter prestado o Enem 2022 e tirado nota superior a zero na redação. Antes de tentar a vaga, vale consultar se a universidade almejada adota o sistema como seleção.

No Brasil, este semestre as Universidades de Brasília (UnB)Estadual do Piauí (Uespi)Federal do Tocantins (UFT)Federal do Norte do Tocantins (UFNT)Estadual do Tocantins (Unitins) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) não vão participar do Sisu. Além desses espaços acadêmicos, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) não aderiram ao Sisu do primeiro semestre para o ingresso dos alunos.

Mesmo que essas instituições não utilizem o sistema como forma de seleção, o Enem pode ser adotado de outras maneiras. Caso você queira cursar em alguma delas, busque saber por meio do site de cada uma.

Em suma, caso o candidato almeje iniciar a vida acadêmica em cursos oferecidos por universidades públicas federais ou estaduais, o Sisu pode ser o caminho. Os interessados devem fazer a inscrição no site do sistema.

Caso o início de sua vida acadêmica esteja próximo de uma faculdade particular, o Enem também pode ser usado como forma de ingresso. Neste caso, há basicamente três maneiros de usar as nota: Fies, Prouni ou para se matricular no curso desejado, sem a necessidade de prestar um novo vestibular.

As duas primeiras formas de ingresso são direcionadas a estudantes que não têm condições financeiras para pagar as mensalidades da instituição. O Programa Universidade Para Todos (Prouni), por exemplo, oferece bolsas integrais ao estudante que possua uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. O benefício também pode abranger alunos que tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste caso, o Prouni banca 50% do valor do curso superior.

Além desses critérios, todos os beneficiários do programa devem preencher pelo menos um critério listado pelo MEC:

  1. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  2. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  3. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  4. Ser pessoa com deficiência.
  5. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que disponibiliza financiamentos a futuros universitários. Assim como o Prouni, o Fies foi criado para estudantes que não possuem renda suficiente para bancar integralmente um nível superior. 

É uma excelente oportunidade de usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Mas fique ligado! Existem vários pré-requisitos nos quais os inscritos devem se encaixar. Veja todos eles pelo site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Como o nome diz, o programa é um financiamento. Ou seja, o Fies é um empréstimo a juros baixos (3,4% ao ano) que o estudante pode solicitar ao Governo Federal. A solicitação para participar do fundo pode ser feita pelo site do governo.

Então quer dizer que seu sonho sempre foi estudar em outro país?! Pensou Enem? Isso mesmo! Suas notas podem ser utilizadas para concorrer a uma vaga em universidades estrangeiras. Há diversos países que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como porta de entrada para suas universidades.

O MEC - órgão responsável por informar quais universidades parceiras do Enem - ainda não se manifestou sobre o tema este ano. Em anos passados, países como Portugal, França, Irlanda, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos acatavam o Enem como forma de ingresso em algumas universidades.

De volta ao Brasil, o Enem também pode ser usado para concorrer a uma vaga em algum curso técnico gratuito. Nesse caso, o candidato deve se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Semelhante ao sistema para preencher vagas no ensino superior, o Sisutec vai abrir as inscrições em 17 de março, segundo o MEC.   

Neste sistema, o processo seletivo ocorre em uma etapa única de inscrição, em que o candidato deve escolher até duas opções de curso do seu interesse, em uma instituição participante do programa. 

Quando as inscrições são finalizadas, a classificação dos candidatos Sisutec acontece pelo sistema de forma automática, levando em consideração a pontuação do Enem. Serão selecionados os candidatos com maior nota dentro do número de vagas liberadas em cada curso.

Enquanto o período de inscrição estiver aberto, as notas de corte Sisutec são atualizadas diariamente e o candidato pode visualizar a nota de corte para a modalidade e curso o qual se candidatou, caso veja que não há possibilidade de conseguir ser contemplado por conta da pontuação da prova do Enem, pode alterar para outro curso que tenha uma nota de corte menor, assim terá mais chances.

 

Imagem: EaD UFSC

Link da matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/enem/2023/02/5072507-sisu-prouni-fies-e-cursos-tecnicos-o-que-fazer-com-minha-nota-do-enem.html

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500