NOTÍCIAS

...

Inscrições do Sisu começam nesta quinta-feira (16); saiba como concorrer a uma vaga

Sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas do Enem

Começa nesta quinta-feira (16) o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país a estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para inscrições vai até 24 de fevereiro (sexta-feira).

Podem se inscrever todos os participantes da edição 2022 do Enem que não se declararam estar na condição de "treineiro" e obtiveram nota maior que zero na prova de redação do exame. A participação no Sisu é gratuita.

As inscrições estão disponíveis exclusivamente pela internet, no site do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso entre os oferecidos pelas universidades que participam da seleção unificada.

Para participar da seleção, é preciso ter uma conta no sistema "gov.br". Quem já se cadastrou, deve usar as mesmas informações para acesso. Caso não tenha feito, será redirecionado pelo site para isso. Quando o cadastro é concluído, o próprio sistema recupera as notas obtidas no Enem.

Há algumas universidades que oferecem bônus de pontuação para candidatos com determinados perfis. O próprio sistema se encarrega de realizar automaticamente esse cálculo.

Durante toda a duração do processo de inscrição, os estudantes podem acompanhar no próprio site a disputa pelas vagas, e é possível alterar as opções de curso até que as inscrições sejam encerradas. Os candidatos são selecionados por ordem de classificação dentro de cada curso escolhido.

Os candidatos que não forem selecionados podem disputar uma vaga nas instituições de ensino por meio da lista de espera do Sisu. Os prazos para participar da lista ainda serão divulgados.

Prouni e Fies nas próximas semanas

Nas próximas semanas, o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior vai abrir outros dois processos seletivos: o do Prouni, que oferece bolsas em universidades privadas, começa no dia 28 de fevereiro e vai até 3 de março. Já o Fies, modalidade de financiamento estudantil, terá inscrições entre 7 e 10 de março.

 

Imagem: Jornal Contabil

Link da matéria: https://www.brasildefato.com.br/2023/02/14/inscricoes-do-sisu-comecam-nesta-quinta-feira-16-saiba-como-concorrer-a-uma-vaga

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500