NOTÍCIAS

...

Enem 2023: inscrição, datas, mudanças e edital

Confira tudo sobre o Enem 2023. O calendário, as mudanças, pedidos de isenção, inscrição e outras informações

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já tem data para ser aplicado: as provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão entre os dias 8 e 19 de maio. O edital com todos os detalhes sobre as provas desta edição ainda não foi publicado, mas deve sair em abril.

O Enem é aplicado anualmente e serve para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo dos anos, a nota do exame se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País, sendo usada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e até em processos seletivos de universidades no exterior.

Confira a seguir as principais informações sobre o Enem 2023.

  1. Inscrições: 8 a 19 de maio;
  2. Dias das provas: 5 e 12 de novembro;
  3. Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro;
  4. Resultado: 16 de janeiro de 2024.

 

Isenção da taxa 

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ainda não foi informado, mas geralmente é antes das inscrições. O mesmo período valerá para os estudantes que faltaram por algum motivo na edição de 2022 e desejam obter a gratuidade novamente justificarem a ausência no ano passado. 

Os pedidos são feitos na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). Pelas regras do Enem, têm direito à isenção da taxa o participante que:

  1. esteja no terceiro ano do ensino médio este ano em escolas públicas;
  2. cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escolas particulares e tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, por pessoa;
  3. declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Importante: a isenção da taxa não garante a participação no Enem 2023. Para isso, é preciso fazer a inscrição no exame, dentro do prazo definido em edital.

Inscrição Enem 2023

Todos os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou qualquer pessoa que já terminou os estudos podem fazer o Enem. As pessoas que têm Ensino Fundamental ou primeiro ou segundo ano do Ensino Médio também podem se inscrever, mas farão o exame como treineiros, ou seja, só para teste e sem poder usar a nota para concorrer às vagas no Ensino Superior.

As inscrições para o Enem 2023 serão feitas de forma online, entre os dias 8 e 19 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante, fazer um cadastro no portal gov.br, caso ainda não tenha login, e preencher todos os dados solicitados. Após essa etapa, os participantes que não são isentos devem pagar a taxa de inscrição. O valor cobrado na edição de 2022 do exame foi de R$ 85.

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. No total, o exame tem 180 questões objetivas e uma redação, e é dividido da seguinte forma:

  1. Primeiro dia do Enem - 5/11: prova conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). O exame começa às 13h30 e termina às 19h.  
  2. Segundo dia do Enem - 12/11: prova traz 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30.   

Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília).

Conteúdo do Enem 2023

Todos os assuntos cobrados no exame estão listados na Matriz de Referência do Enem e são temas que os estudantes aprendem no Ensino Médio. Esse documento é o mesmo desde 2009, e deve só mudar a partir de 2024, por causa do Novo Ensino Médio que está sendo implementado nas escolas.

Como estudar para o Enem 2023

Uma boa preparação é fundamental para enfrentar o Enem 2023. E vários recursos podem ser usados para estudar para o exame, como fazer cursinhos, assistir videoaulas, participar de simulados e escrever redações sobre temas atuais.

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar na preparação para as provas:

  1. Monte um cronograma de estudos levando em conta a sua rotina, tempo disponível para estudar e disciplinas cobradas no exame;
  2. Resolva provas anteriores do Enem para conhecer o estilo das questões e como os assuntos são abordados;
  3. Faça simulados periodicamente. Além de serem um bom termômetro de como está o seu desempenho e em que precisa melhorar, os simulados ajudam a entender como você deve administrar o tempo no dia da prova;
  4. Esteja sempre bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Você pode, por exemplo, ler sites, jornais e revistas e escutar rádios e podcasts diariamente;
  5. Entenda a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é exigido no Enem, e pratique muito a redação.

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem-2023-inscricao-datas-mudancas-edital-e-mais,52943185394963d7b5d359bd52cb797dx7944nxs.html

 

Imagem: guia do estudante

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500