NOTÍCIAS

...

Inep publica o edital do Encceja 2023; confira datas

Esta edição conta com algumas novidades, como correção diferenciada da redação para pessoas do espectro autista. Confira prazo de inscrição

O edital do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2023 foi publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização da prova. No documento, jovens e adultos que buscam um diploma do Ensino Fundamental ou Médio podem conferir as regras para participar do exame, os procedimentos nos dias de aplicação e o cronograma completo. Neste ano, as provas acontecem em 27 de agosto.

O edital desta edição traz algumas novidades em relação aos últimos anos. Candidatos que possuem necessidades especiais receberão maior atenção, com a implementação do Cartão-Resposta ampliado para os que têm baixa visão e uma correção diferenciada da redação para pessoas do espectro autista.

Além disso, candidatos que apresentaram laudos médicos em 2022 para solicitar atendimento especializado e desejam fazer o Encceja novamente não precisam apresentar mais uma vez os documentos.

Por fim, pessoas travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

O que é o Encceja

O Encceja é uma prova voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, basta obedecer aos critérios de idade (no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio).

Diferentemente do Enem, não é preciso pagar uma taxa de inscrição - exceto para os candidatos que se inscreveram na edição anterior e não comparecem nos dias de aplicação. Neste caso, eles devem justificar a ausência entre 3 a 14 de abril, sob o risco de ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

Como funcionam as provas do Encceja

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo nos mesmos moldes do Enem.

Para candidatos à conclusão de Ensino Fundamental, as provas são, respectivamente:

  1. Ciências Naturais;
  2. Matemática;
  3. Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  4. História e geografia.

Para candidatos à conclusão do Ensino Médio, as provas são, respectivamente:

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  4. Ciências humanas e suas Tecnologias.

Diferentemente de provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não funciona como um vestibular e, portanto, não possui um número limitado de vagas. Para obter o diploma, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação. Esta, inclusive, segues os moldes do Enem e precisa obedecer a uma série de regras. Fugir do tema, por exemplo, pode zerar a nota. Saiba tudo que pode zerar a redação clicando aqui.

Cronograma Encceja 2023

  1. Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril
  2. Resultado da justificativa: 24 de abril
  3. Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
  4. Provas: 27 de agosto
  5. Divulgação do gabarito: 27 de agosto
  6. Resultados: 22 de dezembro

 

Link da matéria: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/inep-publica-o-edital-do-encceja-2023-confira-datas,e1fb2c78f5b7f055b8739c70b1785bbeht1sov05.html

 

Imagem: consed

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500