NOTÍCIAS

...

Competição promove jogos matemáticos para alunos do ensino básico

Escolas interessadas em participar da quarta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos (JogoMat) têm até 30 de março para se inscrever

Escolas interessadas em participar da quarta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos (JogoMat), iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que ajuda os alunos do ensino básico a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática, têm até 30 de março para se inscrever.

O projeto é promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli, órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP). Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo.

O principal objetivo do JogoMat é estimular o desenvolvimento dos estudantes em relação a si mesmos e aos outros por meio do raciocínio e da interação entre os jogadores. Nos jogos, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar habilidades cognitivas que também são necessárias na matemática, como concentração, memória e capacidade de pensar antes de agir. Estima-se que, assim, terão mais facilidade para assimilar os conteúdos da disciplina.

Durante a competição, os professores poderão avaliar as produções de seus alunos enquanto os auxiliam na interpretação das regras, no desenvolvimento de estratégias, na análise e comparação com jogos já conhecidos e no compartilhamento dos raciocínios utilizados nas partidas. A partir desse contato, os docentes poderão introduzir novos modos de ensino em sala de aula.

O campeonato terá duas fases. A primeira ocorrerá entre abril e julho na própria escola, onde deverá ser construído o jogo e uma seletiva interna para escolher o (s) representante (s) da instituição por categoria. A segunda fase está prevista para fim de agosto e/ou início de setembro, em local a ser confirmado.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Será cobrada uma taxa de R$ 100 para escolas particulares e R$ 50 para escolas públicas. As escolas públicas poderão requisitar isenção de taxa.

Mais informações: www.ime.usp.br/caem/jogomat2023/, pelo e-mail jogomat@ime.usp.br ou no telefone (11) 3091-6160.

 

Link da matéria: https://agencia.fapesp.br/competicao-promove-jogos-matematicos-para-alunos-do-ensino-basico/40953/#:~:text=O%20principal%20objetivo%20do%20JogoMat,da%20intera%C3%A7%C3%A3o%20entre%20os%20jogadores.

 

Imagem: pixabay

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500