NOTÍCIAS

...

Quantas horas de sono por dia são ideais para cada idade; saiba mais no CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO que começa hoje às 17h

Congresso contará com mais de 15 palestrantes, especialistas e professores. Não perca!

O sono é importante para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis. A quantidade de horas, no entanto, é diferente para adultos, crianças e bebês.

Em diretriz publicada em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu algumas recomendações a respeito. De acordo com a OMS, bebês com idade entre 0 e 3 meses devem ter de 14 a 17 horas de sono de boa qualidade por dia, incluindo os cochilos. Já aqueles entre 4 e 11 meses de idade precisam dormir de 12 a 16 horas.

O número é menor para indivíduos de 1 a 2 anos de idade. Eles devem descansar de 11 a 14 horas por dia. A OMS enfatiza também a importância de estabelecer horários regulares para dormir e acordar. Por outro lado, crianças de 3 e 4 anos de idade devem ter entre 10 e 13 horas de sono.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), maior agência de saúde dos Estados Unidos, acrescentam que as crianças em idade escolar (6 a 12 anos) precisam de 9 a 12 horas de sono a cada noite e adolescentes (13 a 18 anos) precisam de 8 a 10 horas.

Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.

 

Por que é importante ter uma boa noite de sono

No geral, uma boa noite de sono diminui a frequência de doenças, reduz o estresse, melhora o humor, permite que as pessoas se concentrem com facilidade, tenham um melhor desempenho na escola ou no trabalho e tomem melhores decisões.

A informação é do Office of Disease Prevention and Health Promotion (ODPHP), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

Entretanto, “dormir bem não se trata apenas de horas totais de sono. É importante também que o sono seja de boa qualidade e obedeça um horário consistente e regular”, afirma o ODPHP.

Portanto, as pessoas com dificuldade para dormir ou que se sentem cansadas ao acordar devem procurar um médico para avaliar o quadro e receber orientações.

 

CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO

O Sieeesp em parceria com os institutos Dr. Marcio Ribeiro do Valle, Celia Godoy e o Dislexia TDAH Amor de Mãe traz, pelo terceiro ano seguido, o CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO. Evento será nos dias 27 e 28 deste mês e terá especialistas, doutores e professores.

Sabemos das inúmeras dificuldades que tiram o sono de todos os educadores, pais e cidadãos, atualmente. O Congresso Internacional do Sono: Saúde e Educação pode responder sobre “A Escola e os Transtornos do Sono: Como Vencer os Traumas Provocados na Vida Atual?” Segundo Luiza Elena, esse é o grande desafio, precisa, justamente, reunir educadores, pesquisadores e profissionais de saúde. A sociedade pede socorro! Problemas nunca antes imaginados, precisam de respostas que não podem ser apenas repetidas, porque não servem para as questões atuais. Repressão, punição, tolerância ou discursos não vão mudar uma tendência assustadora! Esse grande Congresso pode, sim, trazer as respostas tão desejadas.

Em geral, os transtornos do sono não são temas abordados pelas escolas. Por que esse congresso envolve questões de sono? Este não é um problema para a família ou para a saúde?

Segundo Luiza, esse é o ponto. Essa questão não só é urgente, como inovadora. As escolas não são a causa do problema, mas podem ser a solução, se tiverem acesso a conhecimentos que, anteriormente, não eram considerados essenciais.  A escola precisa acompanhar as demandas sociais.  O sono não é uma parte separada na saúde de uma pessoa, de qualquer idade. A má qualidade de sono está crescente nas diversas faixas etárias. Simplesmente, a vida mudou e os hábitos de relaxamento, ao final do dia, se divorciaram da rotina das famílias, invadidas por sobrecarga de compromissos indissociáveis de celulares, aparelhos de televisão e computadores que competem com a calma necessária ao sono. A tensão é uma característica presente na vida de todos. E o sono faz parte da vida de todas as pessoas.

É possível prevenir muitos problemas se mudarmos a direção de nosso olhar para uma visão integral da pessoa, não só para uma parte do dia que conhecemos na escola, mesmo sem compreender o porquê acontece?

Os profissionais de saúde precisam da participação dos professores porque, para ter um sono saudável, é importante que a criança se alimente adequadamente, faça exercícios (não tenha uma vida sedentária), participe ativamente das atividades nas relações com os amigos, enfim, que esteja bem adaptada. O bom sono é uma consequência da saúde integral, embora, também possa se ligar a características hereditárias, que, ainda assim, necessitam de cuidados.

O evento será oferecido em ambiente digital (on-line, com apresentações síncronas e atividades assíncronas), com indicação de material de leitura, aberto a analisar sugestões e responder a dúvidas de forma interativa.

 

Objetivos

O Congresso Internacional tem como principal objetivo promover o desenvolvimento biopsicossocial saudável através da discussão de pesquisas e trabalhos atuais, tratando das diversas faixas escolares, prevenindo ou lidando com as incertezas que se reforçaram a partir de um período de pandemia que alterou costumes e valores.

 

Público alvo: Estudantes universitários, professores e profissionais que atuam ou pretendem atuar nas áreas de saúde e educação.

Certificado Acadêmico e de participação

 

Confira a programação dos dias 27 e 28:

 

 

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/congresso-internacional-de-sono-na-saude-e-educacao/1904320

 

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500