NOTÍCIAS

...

Distúrbios do sono: as escolas não são a causa, mas podem fazer parte da solução do problema

Congresso Internacional do Sono: Saúde e Educação, evento do Sieeesp, começou ontem. Acompanhe hoje o seu segundo e último dia

Por Juan Alejandro

 

Na cerimônia de abertura do CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO, evento do Sieeesp em parceria com os institutos Dr. Marcio Ribeiro do Valle, Celia Godoy e o Dislexia TDAH Amor de Mãe traz,a coordenadora do Departamento de Cursos do Sieeesp, Regina Stefano, a dra. Luiza Elena Ribeiro do Valle, e a profa. Celia Godoy, falaram sobre a importância de discutir sobre o sono na saúde e educação. Segundo Luiza, essa questão não só é urgente, como inovadora. As escolas não são a causa do problema, mas podem ser a solução, se tiverem acesso a conhecimentos que, anteriormente, não eram considerados essenciais. A escola precisa acompanhar as demandas sociais.

O evento, pelo terceiro ano seguido, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento biopsicossocial saudável por meio da discussão de pesquisas e trabalhos atuais, tratando das diversas faixas escolares, prevenindo ou lidando com as incertezas que se reforçaram a partir de um período de pandemia que alterou costumes e valores.

Com o primeiro tema da noite sendo A importância de uma visão transdisciplinar no sono da mãe-bebe: da gravidez à primeira infância, segundo a ginecologista Thyene de Vilhena, os distúrbios do sono aumentam durante a gravidez, afetando um quarto das mulheres no primeiro trimestre e mais de dois terços no final do terceiro trimestre. “Embora muitas mulheres tenham o sono perturbado, a maioria não o identifica como um distúrbio, possivelmente porque se preparam para ele ou reconhecem que é limitado no tempo.”

Já a fonoaudióloga e doutora Vera Cristina Alexandre de Souzadiz que é importante que os pais ensinem ao recém-nascido a adormecer, pois “essa relação com o adormecer será como a criança irá lidar com o estresse. Pois, quando a criança percebe que ela está com sono e que ela não precisa resistir, não tem que lutar, ela precisa ceder e dormir”.

“A voz é particularmente acolhedora para o bebê, mas também nos comunicamos com o corpo”, disse a psicóloga e doutora Rubia Infantil. Além disso, o nanar do bebê marca uma fase importante do desenvolvimento psíquico, pois, é da interação com o meio e com a naninha que o bebê desenvolve a criatividade, a imaginação, a cognição e a afetividade.

 

Com os acontecimentos recentes nas escolas do Brasil todo, a profa. Ana Lucia Machado e a dra. Luiza Elena falaram sobre Um problema de tirar o sono: violência na escola. Propostas de soluções urgentes: escola, família e sociedade. “Estamos vivendo uma crise da família, do modelo ultrapassado de Educação, crise das instituições que se denominam religiosas, etc. Enfim, crise de todas as instituições que deveriam apoiar e sustentar de forma saudável a nossa sociedade; sociedade que se encontra gravemente doente, na UTI. É o momento de perguntarmos e identificarmos onde estamos falhando com nossas crianças e nossos jovens. Como educadores, pais, sacerdotes, médicos e terapeutas, devemos perguntar qual a nossa parcela de responsabilidade neste tipo de tragédia que tem nos assolado. Que modelo de ser humano estamos espelhando para as novas gerações?”, diz Ana Lucia.

 

Já a pedagoga jurídica Marília Sávia debateu sobre O mau uso das tecnologias influencia negativamente nos sintomas do TDAH e desregula o sono. Segunda ela, a internet tem influência direta no TDAH, sendo os sintomas mais exacerbados em adolescentes que têm dependência de internet, mas também, o TDAH pode ser um fator predisponente para o vício do uso da internet, pois os adolescentes com sintomas de hiperatividade e impulsividade tem menor controle do tempo on-line. Um fator importante para essa associação é a resposta rápida e a recompensa imediata que as novas tecnologias proporcionam, as quais diminuem o tédio e desatenção nos adolescentes, uma vez que a liberação de dopamina pelo sistema de recompensa, principalmente em jogos on-line, ajuda a concentração durante o uso da internet.

 

Em seguida, a escritora, Karla Fernandes falou sobre o tema Mente inquieta na hora de dormir. Ela diz que quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. “Tanto as crianças com TDAH e sem, precisam de uma rotina de sono, ou seja, precisam de um horário fixo para dormir e para acordar. Tem que ser todos os dias, sem exceção”. Além disso, os pais precisam evitar oferecer celular e aparelhos eletrônicos à noite, invista em cores claras, uma iluminação mais intimista, de preferencia uma luz mais amarelado, encorajar a criança a adormecer na própria cama e ter uma alimentação saudável.

 

Já a psicóloga infantil Cinthia Catellan falou sobre O impacto da falta de sono nas pessoas com dislexia e TDAH. A privação de sono também é comum para os indivíduos com o transtorno. Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

 

E encerrando o primeiro dia de congresso, a neuropsicóloga Ligia Pacheco falou sobre O impacto do sono na aprendizagem. “A falta de sono pode prejudicar os estudos. As crianças e os jovens que dormem mal, por exemplo, perdem facilmente a atenção e pode afetar a capacidade de absorver novos conteúdos, pois é durante o sono que o aprendizado e o conhecimento são concretizados, melhorando diretamente a qualidade cognitiva”. E a falta dele é o distúrbio que mais pode interferir negativamente na atividade cerebral, alterando a formação da memória e os processos de comunicação, causando dificuldade para concentração e até mesmo problemas de conduta.

 

 

O CONGRESSO é transmitido pelo canal do Sieeesp no YouTube a partir das 17h: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos

Confira a programação de hoje:

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500